Início >> Ufba Em Pauta >> Projeto realiza Workshop em Geociências para mostrar resultados científicos

Projeto realiza Workshop em Geociências para mostrar resultados científicos

Estudos realizados em atividades do setor petrolífero

 

 

Nos próximos dias 21 e 22/11, pesquisadores do Projeto JAPI estarão reunidos no Instituto de Geociências da UFBA para debater sobre trabalhos científicos desenvolvidos na zona litorânea dos municípios de Una, Canavieiras e Belmonte, no sul do Estado da Bahia. Além de pesquisadores da UFBA e da UFRJ, também estarão presentes representantes da empresa Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), membros das comunidades onde o Projeto está sendo desenvolvido e Consultores Internos e Externos (Canadá e Austrália). 

O Projeto JAPI 

O estabelecimento do Projeto JAPI deu-se em 2011, com a parceria firmada pela  Empresa Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. com o Núcleo de Estudos Ambientais (NEA)/Instituto de Geociências (IGEO)/UFBA, credenciado junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Esse acordo de cooperação acadêmico-científico-tecnológico visou o desenvolvimento do Projeto “Diagnóstico Geoambiental de Zonas de Manguezal e Desenvolvimento de Processos Tecnológicos Aplicáveis à Remediação dessas Zonas: Subsídios a um Programa de Prevenção de Impactos em Áreas com Potencial para Atividades Petrolíferas na Região Litoral Sul do Estado da Bahia (PETROTECMANGUE-BASUL). Também foi firmada uma parceria com o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), da COPPE/UFRJ, que permitiu a ampliação das pesquisas.   

O nome “JAPI” foi escolhido pelas Equipes dos Projetos (Universidades e Empresa), por acreditarem que executam seus trabalhos de forma harmonicamente complementar, interdisciplinar e interinstitucional, semelhante ao “coro de vozes” do animal escolhido para dar nome ao Projeto. Atualmente, a região em que as pesquisas acontecem, atrai grandes investimentos do setor petrolífero, cuja principal bacia petrolífera relacionada à área é a bacia do Jequitinhonha, com uma extensão de aproximadamente 10.000 km2, em atividades de exploração. 

O Projeto JAPI busca conhecer melhor a água, o sedimento, a biota, características sociais e de sensibilidade ambiental, nos municípios do sul da Bahia escolhidos para esse trabalho piloto. Com relação ao desenvolvimento de tecnologias, a pesquisa prevê testar intervenções preventivas e mitigativas através de métodos e processos pioneiros, envolvendo estudos inovadores no Brasil, aplicáveis no gerenciamento de áreas sob influência da indústria petrolífera. 

Além disso, o JAPI possui um grande diferencial que é a formação de pessoal, envolvendo alunos de Programas de Pós Graduação e de iniciação científica, implantando e integrando um processo de qualificação de mão-de-obra altamente especializada. Espera-se com a continuidade das investigações, que novas frentes de pesquisa possam ser abertas, ampliando o conhecimento científico e o desenvolvimento de processos tecnológicos sobre as temáticas do meio ambiente e do petróleo.