Até 19 de abril, a Comissão de Implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) realiza audiências públicas e reuniões com autoridades, educadores e comunidade dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Barra, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa onde estarão localizados os campi da nova universidade. De acordo com a programação, nesta sexta-feira (12), a comissão participa de audiências no município de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.
Atividades
Confira as atividades já realizadas pela comissão que é presidida pelo professor Luiz Rogério, vice-reitor da UFBA:
Na quinta-feira (11): visitou escolas, creches e comunidades rurais no município da Barra, além de três escolas e uma creche na zona urbana e duas escolas na zona rural. Foram visitados também os Brejos da Barra, precisamente no Brejo do Saco, onde a comunidade sobrevive da agricultura de subsistência, produção de cachaça em alambiques artesanais (com degustação), doces em tachos, fabrico da rapadura e extração de óleo de buriti. O objetivo é instalar uma fazenda experimental do campus de Barra.
À noite, participou de audiência pública da comissão de constituição e justiça e cidadania da câmara dos deputados (CCJC) que foi aberta pelo propositor da sessão o Deputado Artur Maia, relator do PL 2204/2011 na CCJC. A reunião com as presenças dos professores Marciel Viana, Luiz Rogério, Dirceu Martins, Poty Lucena, Vasconcelos, Roberto Portella, Luís Gustavo Henriques, Adriana Migliorini Kieckhöfer e Janes Terezinha Lavoratti além de prefeitos, vereadores, professores, diretores de instituições, população da Barra e região circunvizinha. Forma apresentados questionamentos acerca do processo de implantação, formação de professores no município da Barra, opções de cursos, entre outros assuntos de interesse da população. Após a audiência a comissão de implantação, junto à equipe da TV UFBA, participou de jantar oferecido pelo Prefeito do Município Artur Silva;
Na quarta-feira(10): esteve no município de Barra e desenvolveu atividades voltadas à definição de áreas e prédios para início do funcionamento da UFOB.
Na terça-feira(09): participou de reunião com 20 docentes do ICADS que contribuíram com importantes questionamentos e reflexões acerca da estrutura organizacional do campus de Santa Maria da Vitória, fixação docente, autonomia administrativa dos campi, formas de ingresso, gestão e planejamento, políticas de estado para implantação e fixação, estruturas para pesquisa, áreas de implantação, modelos de ciclos, licenciaturas para formação de professores, entre outros temas.