A partir das 18h do próximo dia 7 de março, acontece a Reabertura da Exposição de Longa Duração e têm início o Ciclo Comemorativo dos trinta anos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal da Bahia, localizado no Terreiro de Jesus. As exposições que serão reabertas foram requalificadas com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural a fim de cumprir o papel de socializar o conhecimento, mediante a mostra de novos objetos que contêm aspectos relevantes da cultura material e imaterial da arqueologia pré-colonial e colonial.
O prédio em que o MAE está instalado também passou por intervenções com a finalidade de destacar e valorizar importantes vestígios arquitetônicos do ambiente. Além disso, o mobiliário e equipamentos expositivos também foram renovados, incluindo meios interativos para permitir uma melhor informação e entretenimento de visitantes de todas as faixas etárias.
Entre as exposições que podem ser vistas no local estão os modos de vida das sociedades Pankararé, Kamayurá, Waujá (Parque Nacional de Xingu – Mato Grosso) e outras. Todas as mostras são voltadas para uma experiência de mergulho na história dos povos que contribuíam para a formação das diversidades e identidades que compõem a Nação Brasil.