O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14 de agosto), publicou o decreto de recondução do professor João Carlos Salles para o cargo de reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pelos próximos quatro anos. O decreto de recondução foi assinado pelo presidente Michel Temer em 13 de agosto de 2018.
Licenciado em Filosofia e mestre em Ciências Sociais pela UFBA, e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), João Carlos Salles Pires da Silva é professor do Departamento de Filosofia e já exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da UFBA.
Entre outros livros, já publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012), Filosofia, Política e Universidade (2016), A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017) e Análise & Gramática: Mais estudos sobre Ernest Sosa e Wittgenstein (2018). Também restabeleceu e traduziu o texto das Anotações sobre as Cores, de Wittgenstein, publicado em edição bilíngue pela Editora da Unicamp, em 2009.
Ele é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Foi, por dois mandatos, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e preside, desde 2013, a Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF). Atualmente, é 1° vice-presidente da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com mandato de um ano.