Início >> Ufba Em Pauta >> Reitor João Salles é recebido pelo prof. Roberto Santos em solenidade no IGHB

Reitor João Salles é recebido pelo prof. Roberto Santos em solenidade no IGHB

Evento marca abertura das atividades culturais no IGHB

 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) celebrou a abertura das atividades culturais na instituição no ano de 2015, em evento realizado na tarde de ontem (18/03), com a participação do Reitor da Universidade Federal da Bahia, prof. João Carlos Salles.

O Presidente de honra da casa, prof. Roberto Figueira Santos, iniciou a solenidade saudando o público presente, ressaltou a importância da atuação da professora Consuelo Pondé à frente da instituição e lembrou a contribuição de outro presidente de honra do IGHB, professor Jorge Calmon. Entre 1967 e 1971,  Roberto Santos também foi reitor da UFBA , ocupando a mesma posição que anos antes foi exercida por seu pai, prof. Edgard Santos.

O Reitor da UFBA, João Carlos Salles, apresentou a palestra “Lógica e Conhecimento”. Em sua fala abordou um tema que considera provocador, compartilhando com o público um problema de lógica (COPI, Irving M., Introdução à Lógica, São Paulo, Editora Mestre Jou, 1978) e apresentou um trecho do pensamento de Wittgenstein. O encontro  foi realizado na biblioteca Ruy Barbosa, reunindo  personalidades como o prof. Mitermayer, Edivaldo Boa Ventura, Santos Pereira e Cajazeira Ramos. 

Após a realização da palestra,o Reitor recebeu os cumprimentos e respondeu algumas perguntas do público, tratando de questões como a introdução da filosofia no ensino médio e o compromisso da universidade de acolher a comunidade com excelência acadêmica. 

 

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Fundado em 13 de maio de 1894, o IGHB é a entidade cultural mais antiga do Estado. Possui a maior coleção de jornais, datados, desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Theodoro Sampaio, cerca de 30 mil títulos e coleções particulares estão à disposição do publico em geral. No museu do IGHB há uma importante coleção de retratos, além de esculturas de bronze, mobiliário de época e peças religiosas da cultura africana na Bahia.

Doutor em filosofia, o professor João Carlos Salles publicou, entre outros, "A Gramática das Cores em Wittgenstein" (CLE/Unicamp, 2002) e "O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios" (Ed. Quarteto, 2006). É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e foi eleito recentemente para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira 32, que tem como patrono o cachoeirano André Pinto Rebouças. Ele preside ainda a Sociedade Interamericana de Filosofia.