Três inaugurações de grande porte marcam a manhã desta sexta-feira, 21, no campus de Ondina, na Universidade Federal da Bahia. A partir das 9h da manhã, com a presença da Reitora Dora Leal Rosa, serão entregues as obras de reforma e ampliação do Instituto de Matemática, de requalificação da Praça Cívica e reforma das instalações do prédio da Prefeitura do Campus Universitário.
Todos os novos espaços foram projetados de modo a possibilitar a troca e convivência entre os diversos públicos da instituição acadêmica, além de possuírem estruturas e equipamentos que promovem a ampla acessibilidade, informou o vice-reitor Luiz Rogério Bastos Leal que esteve à frente dos trabalhos. Para a efetivação das obras foi necessário um montante de investimento da ordem de R$ 3,7 milhões, num período de cerca de um ano e meio dedicado à conclusão dos trabalhos, informou o engenheiro responsável, Paulo Márcio Brito.
Reforma e ampliação em Matemática
Um auditório com circuito de TV e capacidade para 120 pessoas, gabinetes para todos os professores e uma moderna portaria de acesso são algumas das novidades do Instituto de Matemática, onde os vários ambientes existentes foram reformados e reequipados, dentre eles: sanitários, laboratórios de computação e de pesquisa, salas para a pós-graduação, setores administrativos, pátio iluminado com espaço de convivência, além de espaços para cantina, diretório acadêmico, empresa júnior, copiadora e Correios.
Devido ao uso de muitos equipamentos de informática e às salas totalmente climatizadas no prédio, a subestação de energia foi redimensionada para atender à alta demanda, informou um dos projetistas do empreendimento, Bruno Santana. Ao todo, a obra do Instituto de Matemática custou quase R$ 2,9 milhões, sem levar em conta o valor aplicado na aquisição dos novos equipamentos e mobiliário, declarou o professor Luiz Rogério.
A praça
Encravada no coração do campus de Ondina, a Praça Cívica – completamente requalificada com novo gramado e mudas de arbustos reimplantadas – será entregue com o objetivo de ser um espaço de interação e convivência ao ar livre, entre os diversos públicos da universidade e elemento de ligação entre unidades como o Pavilhão de Aulas da Federação (PAF 1), Centro de Processamento de Dados (CPD) e Institutos de Matemática, Física e Química.
Prefeitura do campus
Foram reformados vários ambientes no prédio da Prefeitura do Campus Universitário, onde funcionam a Coordenação de Infraestrutura, Coordenação de Meio Ambiente e a Prefeitura do Campus. Futuramente, a partir da aprovação do Regimento Interno da Reitoria da UFBA, os três setores integrarão a nova Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura, em atendimento às novas demandas que se erguem diante do crescimento da Instituição.