A entrega de duas importantes obras finalizadas na UFBA acontece na tarde desta quinta-feira (13 de dezembro), na Escola de Nutrição e na Faculdade de Odontologia, com a presença da reitora Dora Leal Rosa. Às 15h será entregue um ambulatório de grande porte, reformado e reequipado, na Faculdade de Odontologia, e às 16h acontece a inauguração de um novo prédio com vários pavimentos, destacando sete laboratórios e auditório, na Escola de Nutrição, ambas localizadas no Campus do Canela.
Além de servir às aulas práticas de alunos de cinco disciplinas clínicas – odontopediatria, endodontia, periodontia, estomatologia e cariologia – o ambulatório recém-reformado, composto de 30 modernos consultórios odontológicos, irá atender a uma demanda diária de cerca de 120 pacientes da comunidade externa que procuram os serviços da unidade como única opção para tratamento. A diretora da Faculdade de Odontologia, Profa. Maria Isabel Vianna, destaca que “a conclusão da obra é uma grande conquista para o ensino e aprendizado, assim como para a comunidade atendida pelos estudantes e professores”.
Acessibilidade e sustentabilidade
Na Escola de Nutrição, o total da área construída é de 3,3 mil metros quadrados, com quatro pavimentos edificados, os quais abrigam um auditório com 90 lugares, sete laboratórios para graduação, 60 gabinetes de professores e o setor administrativo da Escola. De acordo com os executores da obra, a edificação obedece aos parâmetros de acessibilidade, dispondo, ao longo de sua extensão, de rampas, elevador, piso tátil e sanitários para portadores de necessidades especiais. Os novos prédios também são dotados de sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais, permitindo economia no consumo de água.
De acordo com a diretora da Escola de Nutrição, Profa. Marilena Pacheco, a obra realizada representa um grande avanço para os cursos de Nutrição e Gastronomia, pois o novo prédio oferece condições que melhoram a qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, há um ganho para os professores que passam a ter melhores condições de trabalho com gabinetes adequados à realização das atividades específicas com maior conforto, revelou a professora.