Avanços expressivos na organização da Universidade Federal da Bahia marcam os três anos do reitorado da professora Dora Leal Rosa. Na data que é comemorada nesta segunda-feira (19/08), a Reitora enfatiza que os avanços podem ser vistos na consolidação de mecanismos de informatização e controle e nos investimentos realizados na infraestrutura física da Instituição, que melhorou a urbanização do campi, qualificando várias áreas do campus de Ondina.
Apesar de o processo de ampliação do número de matrículas nos cursos de graduação e de projetos de pesquisa estarem sendo limitados pelo impedimento, por parte do Governo Federal, da contratação de novos quadros docentes e de servidores técnicos, conforme foi acordado no Projeto REUNI, Dora Leal enumera que foi possível trabalhar em prol da expansão acadêmica. Um exemplo é o investimento em laboratórios para várias unidades, conferindo mais qualidade ao ensino. Neste mesmo período também se deram as discussões internas que levaram à entrada da UFBA no Sistema de Seleção Unificada do MEC - o SISU.
Além disso, a Reitora ressalta que houve democratização do acesso aos recursos orçamentários com o lançamento de editais de incentivo à produção, voltados para todos os segmentos da comunidade acadêmica. Além do estímulo ao pós-doc, o período também foi marcado pela facilitação ao acesso de professores, estudantes e servidores técnicos a cursos para a aquisição de uma segunda língua, útil para participação no Programa Ciência sem Fronteira ou como competência para a vida acadêmica.
Outro aspecto que foi valorizado e recebeu muita atenção da administração foi a assistência estudantil. Segundo a Reitora, houve uma visível ampliação no número de bolsas estudantis oferecidas, da quantidade de editais para comparecimento a eventos e a implantação do Buzufba que circula por entre os campi, em três roteiros diferentes. Além disso, houve a entrega da nova Residência de Ondina e da reforma da Residência II, localizada na Vitória.
Entre os desafios enfrentados pela gestão pode-se destacar as obras inconclusas, cujos contratos de licitação já expiraram e as sérias pendências em relação à manutenção predial. “Mas para este ano, em relação à manutenção predial, podemos esperar uma situação diferente, pois os recursos destinados a este fim foram duplicados. Por isso, posso adiantar que muitas reformas e obras de conservação já previstas serão realizadas”, declarou a Reitora.
Novas obras a vista
A um ano do fim de sua gestão, a professora Dora compartilhou sua expectativa para a conclusão da reforma do Restaurante Universitário do campus de Ondina, no próximo mês de outubro. Ainda este ano, também serão apresentados ao Conselho Universitário os projetos da nova Residência Universitária Canela-Graça, do Restaurante Universitário do Canela e da nova Maternidade Climério de Oliveira. A previsão é que as obras comecem no início do próximo ano.