Uma Audiência Pública, promovida pela Comissão Estadual da Verdade, acontece, a partir das 9h desta terça-feira (03/12), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no Canela. Testemunhos, pronunciamentos e apresentação de dados constam na programação do evento que contará com a presença da Reitora da UFBA, professora Dora Leal Rosa; dos membros da Comissão Estadual da Verdade; de secretários de Estado; deputado federais, estaduais e vereadores além de representantes do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA); Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA); Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) e da sociedade civil.
A audiência que se estenderá até 18h, será marcada por depoimentos de várias pessoas que sofreram perseguições políticas, dentre elas, o ex-deputado e ex-prefeito, Virgildásio Senna, vítima de retaliações, prisão e cassação de direitos políticos, durante o período militar. As atividades serão retomadas na tarde da quarta-feira (04/12) e contarão com as participações da Comissões da Verdade de Feira de Santana e da Comissão da Verdade Professor Milton Santos/UFBA que já estará implantada na Universidade.
A Comissão Estadual da Verdade
A Comissão da Verdade do Estado da Bahia foi instalada no último dia 20/08, criada após o Decreto nº 14.227 de 10/12/2012 e alterada pelo Decreto 14.483, de 17/05/2013, do Governador Jaques Wagner. A Comissão tem o objetivo de apurar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas na Bahia, durante o período da ditadura militar, de 1946 a 1988. O órgão é composto por sete membros, entre eles, dois professores da UFBA – Joviniano Neto e Dulce Tamara Aquino; os demais membros são: Amabília Vilaronga de Pinho Almeida, Antônio Walter Pinheiro, Carlos Navarro Filho, Jackson Chaves de Azevedo e Vera Christina Leonelli.