Com o objetivo de ampliar o alcance da realização do Ato Público em Defesa da Educação e da Universidade para a sociedade, a Reitoria da UFBA, recebeu, na manhã desta quinta-feira (21/05), equipes de jornalistas de vários veículos de comunicação da capital baiana, para falar sobre o tema, em entrevista coletiva, na Sala dos Conselhos, na Reitoria, no Canela.
Na ocasião, o Reitor João Carlos Salles e o vice-reitor, Paulo Miguez, explicou os motivos e objetivos da realização do Ato Público que acontecerá a partir das 9h30 da manhã da próxima segunda-feira (25/05), no Salão Nobre da Reitoria. Salles destacou que o evento é um chamamento a todos os segmentos da comunidade acadêmica – docentes, estudantes e servidores – além de representantes de vários setores sociedade baiana como autoridades dos governos estadual e municipal, parlamentares e diversos políticos. Será também um ato pluripartidário que dará voz aos diversos segmentos manifestarem suas reivindicações e reflexões relacionadas a este momento de crise, esclareceu o Reitor.
Segundo o vice-reitor, Paulo Miguez, o Ato Público “reflete um gesto de respeito da Universidade no seu compromisso social e responsabilidade como instituição federal de ensino”. Longe de ser um ato de insubordinação, o Reitor destacou que o evento mostra a independência da UFBA que é uma instituição de ensino superior autônoma num momento de resistência para chamar atenção do MEC, mostrando que uma instituição tão importante como a Universidade não pode sofrer cortes orçamentários tão drásticos a ponto de ter a qualidade de seus serviços comprometida.
Bandeira de luta
“A Educação pública de qualidade é nossa bandeira maior. A Universidade pública, gratuita, inclusiva, capaz de aprofundar a assistência estudantil e as ações afirmativas, vanguarda de pesquisa, ensino e extensão é nossa luta cotidiana”, reafirmou o Reitor destacando que toda a comunidade universitária apoia o Ato, já que o Conselho Superior – CONSUNI deliberou a favor de sua realização.
Também já circula um Manifesto nas redes a fim de mobilizar a comunidade UFBA e a sociedade baiana para sensibilização no sentido de garantir os recursos indispensáveis ao seu funcionamento, bem como a conclusão do conjunto de obras iniciadas com o projeto REUNI de expansão do ensino público universitário. O Ato, promovido pela Reitoria da Universidade Federal da Bahia, é apoiado pela APUB, ASSUFBA e DCE.
Na programação do evento haverá intervenções artísticas e espaço aberto para manifestações diversas. Ao chegar, os participantes serão convidados a visitar o “Cantinho do Selfie”, onde serão fotografados à frente de um painel especialmente criado por estudantes da Escola de Belas Artes da UFBA. Com a hashtag #AtoPublicoUFBA, as fotos serão postadas na fanpage Ato Público em Defesa da Educação e da Universidade Pública, no Facebook. O ato propriamente dito será aberto pelo Madrigal da UFBA.