A partir das 19h desta teça-feira (13/08), a Sala de Arte Cinema da UFBA, localizada no campus do Vale do Canela, exibe a primeira sessão do projeto Rede de Cinemas Universitários Digital. O lançamento acontece simultaneamente nas outras cinco salas da rede: duas na USP, uma na Cinemateca Brasileira, uma na UFRGS e uma na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. A entrada é gratuita e serão exibidas as obras A Cartomante (2013), de Adriano Big, e 100 Sonho (2012), de Amanda Graciolli.
Com programação específica em cada ponto de exibição, as sessões da Rede de Cinemas acontecerão todas as segundas terças-feiras de cada mês. A intenção do projeto é possibilitar que as obras de cada uma das instituições possam ser compartilhadas e exibidas em cada sala. Na prática, um vídeo na rede de uma instituição estará disponível para transmissão em outra, através de um servidor de armazenamento.
A Rede de Cinemas Universitários é fruto de uma parceria do Ministério da Cultura (MinC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – que entra com seu órgão associado, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – que desenvolveu um sistema de compartilhamento e transmissão multimídia, através das salas de cinema brasileiras. Na UFBA, a Sala de Arte Cinema da UFBA conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e do Centro de Processamento de Dados (CPD) para a viabilidade do projeto.
PROGRAMAÇÃO – SALA DE ARTE CINEMA DA UFBA
Terça-feira (13/08) – às 19h
A Cartomante
(Adriano Big, 25’, 2013)
Sinopse: Foi adaptado do conto homônimo de Machado de Assis, e inova ao conduzir uma trama em narrativa não linear, em um único plano sequência. O clássico triângulo amoroso machadiano, conta a história de Camilo, que se apaixona por Rita, esposa de seu amigo-irmão Vilela, encontrando nela reciprocidade. A cartomante aparece como fio condutor, um oráculo que impulsiona os amantes a um desfecho trágico. Elenco: Adriano Big, Andréa Nunes, Duda Woyda e Márcia Andrade.
100 Sonho
(Amanda Graciolli, 5’40”, 2012)
Sinopse: Homem caminha pela Praça do Campo Grande e encontra algo que muda sua vida por um dia… ou alguns instantes.
Fonte: PROEXT