Na tarde desta segunda-feira, 11 de novembro, uma estudante da UFBA foi vítima de uma bala perdida no ponto de ônibus, localizado na Rua Caetano Moura, uma via pública na cidade de Salvador, sob a vigilância da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Diante da violência do acontecimento, que traz sequelas físicas e emocionais à vítima, a UFBA prestou todo o atendimento necessário à estudante, conduzindo-a para uma unidade médica e acionando a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que realizou a escolta da estudante e reforçou o policiamento no local. Até o momento, é desconhecida a origem do disparo da bala, pois o órgão de Segurança Pública não registrou nenhum tiroteio na área.
Devido ao acontecimento próximo à Universidade, a Administração Central manifestou preocupação com a segurança pública junto ao Poder Estadual. Para discutir o tema, uma reunião com o Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia foi realizada nesta quarta-feira, 13 de novembro, no Quartel dos Aflitos. Participaram membros da Administração Central, da Coordenação de Gestão de Segurança (Coseg) da UFBA e DCE.
Frente à problemática - que possui o desafio da violência em centros urbanos -, a UFBA continuamente adota medidas para reforço da segurança. Esse enfrentamento encontra resultado em números:
Dados coletados pela Coordenação de Segurança (Coseg) da UFBA, evidenciam que, em 2023, houve uma tentativa de assalto nos espaços da instituição, ou seja, dentro dos campi. Em 2022, o número registrado foi de 11 assaltos. No que se refere a furtos, houve uma redução de 18, em 2022, para 14, em 2023. O Código Penal reconhece assalto quando há roubo com violência ou ameaça; já furto é quando não há violência ou ameaça.
O trabalho de segurança realizado pela UFBA, em suas instalações de Salvador, abrange o monitoramento dos três campi; - Ondina, São Lázaro/Federação e Canela - museus, entre eles o Museu de Arte Sacra; Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) e o Museu Afro-Brasileiro; Faculdade de Economia, na Piedade; cinco residências estudantis, sendo duas no Corredor da Vitória, outras duas na Graça e uma na Garibaldi; e instalações localizadas no Pelourinho, como a sede da Faculdade de Medicina.
Um Canal de Segurança está disponível para registro de ocorrências na universidade: endereço www.seguranca.ufba.br. Está disponível ainda para a comunidade o endereço www.registro.ufba.br/registro.
Zelo às pessoas
A empresa contratada para promover a vigilância e proteção das unidades acadêmicas e administrativas da UFBA (atualmente, MAP Serviços de Segurança), sob gestão da Universidade, não se restringe ao zelo ao patrimônio. Qualquer ato de violência e crime terá a intervenção de membros treinados da MAP. A partir da orientação e condução da Coordenadoria de Segurança (Coseg) da UFBA, a ocorrência infratora é encaminhada à autoridade competente, detentora dos poderes de polícia estadual e municipal.
A universidade pública possui um importante legado de abertura ao público, sendo habitado pela comunidade acadêmica, esportistas, leitores, famílias, crianças, que partilham as bibliotecas, salas de aulas, praças, fauna e flora. A segurança interna é um desafio que encontra, historicamente, forte do compromisso da UFBA.
Além dos esforços internos, continuamente, a Administração Central da UFBA amplia o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para solicitar e estabelecer estratégias no entorno dos campi, pois na área externa à UFBA a competência de atuação de garantia de segurança é de provimento das Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal.
A Administração Central, atenta aos desafios da Universidade, sempre mantém diálogo aberto com os estudantes, colaboradores, técnicos administrativos e docentes sobre a questão da segurança. Compreende-se que transparência e participação são elementos chave para o enfrentamento de diversos desafios, entre eles: a segurança pública, em especial, dentro dos campi.