Modelo agrícola, preparo dos alimentos orgânicos alternativas de produção são alguns dos temas em discussão no I Seminário Produção, Segurança e Qualidade dos Alimentos: da Produção à Mesa que a Escola de Nutrição da UFBA (ENUFBA) realiza nesta sexta-feira (dia 5 de outubro) na Biblioteca Universitária de Saúde (BUS). A mesa de abertura do evento terá a presença da diretora da ENUFBA, Profa. Marilena Pacheco Assunção, da coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane), Profa. Gardênia Fontes, e de representantes do Diretório Acadêmico de Nutrição, da Agrorede, do Comitê Contra Agrotóxicos e do Conselho Regional de Nutrição – 5.
A programação estabelece três mesas-redondas e a exibição de dois filmes relacionados à temática do seminário. O tema da primeira mesa, sobre “O modelo agrícola, produção e contaminação alimentar”, será explorado por Altino Bonfim, da Agrorede/FFCH (“O modelo agrícola e impactos socioambientais”); Francisco Brito, da Cia. de Ação Regional (“Contaminação dos alimentos por agrotóxicos”); Neuza Miranda, doutoranda da ENUFBA (“Contaminação de alimentos por metais pesados”); Adelmo Santana, da Escola de Medicina Veterinária (“Concentração de metais pesados em tecidos bovinos na Bahia”); Luiz Fernandes, químico da ENUFBA (“Contaminação de pescados por chumbo e cádmio”); Rogéria de Almeida, da ENUFBA (“Processamento dos alimentos e contaminação por patógenos”); e Ivaldo Trigueiro (“Trangênicos”). As atividades da manhã serão culminadas coma exibição do filme “O veneno nosso de cada dia”, de Silvio Tendler, comentado por Marie Monique.
À tarde acontece a segunda mesa, sobre “Alimentos sadios: alternativas de produção”, com intervenções de representante do CRN-5 (“O que é alimento natural, sadio?”); da agricultora Arlene Andrade (“Produção agroecológica”); da mestranda Sara Mota (“Segurança alimentar e nutricional”); da graduanda Mônica Santos, da Escola de Medicina Veterinária (“Leite orgânico”); e da Profa. Lia Fernandes, da Escola de Medicina Veterinária (“Galinha caipira”). E para tratar da “Comercialização, certificação e fiscalização de produtos orgânicos” estão escalados Arlene Andrade, de Ibicaraí, Closevi Spínola, de Iaçu, representantes do coletivo Redemoinho e da Superintendência Federal de Agricultura.
A última mesa, sobre “Preparo dos alimentos orgânicos e restaurantes naturais”, moderada pela Profa. Tereza Cristina de Oliveira, conta com Marina Santos (restaurante Ramma), Vera Lúcia Martins (Viva o Grão), Ana Brasileiro (Saúde na Panela), Nadya Molina (Brisa), Getúlio (Buena Vida Natural) e Neyde (Digerir). Ao final, será exibido o filme “O mundo segundo a Monsanto”, também comentado por Marie Monique. Ao longo de todo o dia acontece uma feira de produtos orgânicos. As inscrições, gratuitas, são feitas no local, no dia do evento.