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Seminário da UFBA discute ações afirmativas na educação superior

Rede RIAIPE3 participa das atividades

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Rede Iberoamericana de Investigação no Ensino Superior (Riaipe3) promoverão nos dias 26 e 27 de novembro o SEMINÁRIO POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, a partir das 8h, no Auditório Glauber Rocha (antigo PAF III), situado no Campus de Ondina. Esse evento faz parte do calendário de atividades a serem realizadas pela UFBA, signatária do Riape3, rede que é composta por 30 universidades de 23 países da Comunidade Europeia e América Latina que atuam articuladas para desenvolver o Programa Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior.

O Seminário tem como tema central "Políticas de Ações Afirmativas na Educação Superior" e contará com renomados pesquisadores nacionais e internacionais, tais como Carlos Alberto Torres, Antônio Magalhães, Pablo Gentili, José Eustáquio Romão, Naomar de Almeida Filho, Jocélio Teles, Antônio Teodoro, além de reitores de várias Universidades do Estado da Bahia e autoridades locais. Trata-se de um encontro internacional e multicultural que contará com a  presença já confirmada de representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, França, México, Guatemala, Holanda, Honduras, Itália, Reino Unido, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai além de representantes da Organização dos Estamos Americanos (OEA).

O RIAIPE tem sua origem em um projeto submetido em 2006 ao Ibero-American Programme For Science, Technology and Development (CYTED)[1], no âmbito da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI). Em 2010 passou a integrar o Programa América Latina de Formação Acadêmica (ALFA). O ALFA foi criado em 1994 especificamente para promover a integração entre os Países da América Latina e Comunidade Europeia com redes de cooperação formadas pelas instituições de educação superior. 

 Para Mora e Lamarra (2004) a grande relevância do Programa ALFA está na forma como a interação e integração entre os países ocorrerem e ressaltam que a “importância está no marco estabelecido com base no intercâmbio de pesquisadores e estudantes entre os dois continentes (GINÉS-MORA e LAMARRA, 2005 p.15). Nesse contexto, o RIAIPE3 propõe um incremento substantivo e melhora qualitativa da equidade e a pertinência social para coesão social nas Instituições de Educação Superior da América Latina para tanto, apresenta como objetivos operativos:

  (I) Diagnosticar o estado de situação de equidade e coesão social e conhecer os programas e projetos institucionais existentes nas universidades da América Latina para promover melhorias na relevância, qualidade e acesso das populações vulneráveis.

(II) Projetar, implementar e avaliar um plano de ação em áreas críticas interuniversitária comuns para informar o desenvolvimento de um quadro de referência para políticas e práticas para a coesão social na Educação Superior na América Latina, que afeta a relevância social e o acesso das populações vulneráveis.

(III) Criar um ambiente virtual colaborativo para divulgação, coordenação e diálogo temático no nível local, regional, nacional e internacional para fornecer ferramentas para implementar sistemas de informações dinâmicas e colaborativas.


[1] Programa Ibero-Americano da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.