Início >> Ufba Em Pauta >> Seminário de Avaliação Institucional prepara UFBA para excelência

Seminário de Avaliação Institucional prepara UFBA para excelência

Planejamento é necessário para afirmar a excelência

 

A ênfase no planejamento institucional para que a Universidade Federal da Bahia se prepare para as avaliações e que cada docente/administrador entenda seu papel na evolução contínua de cada curso marcou o Seminário de Avaliação Institucional, realizado na tarde da última quinta-feira (10), no Salão Nobre da Reitoria com a presença de membros da administração e do corpo docente da Universidade.  A Reitora Dora Leal Rosa abriu os trabalhos incentivando o debate e a participação dos coordenadores de cursos para que apresentassem suas necessidades e limitações específicas da unidade em que atuam com o objetivo de traçar planos a fim de solucionar pendências para que a UFBA possa evoluir, consolidando sua posição de instituição de alto nível. 

As ferramentas de avaliação e seu funcionamento foram expostos pelo presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), Robert Verhine, que também é Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFBA, que explicou detalhes da atuação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).  O CONAES avalia, a cada 03 anos, todos os cursos de graduação oferecidos no país. A avaliação é feita a partir do ENADE, de relatórios pedagógicos e de outros instrumentos, que resultam no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Se esse conceito for insatisfatório ( de 01 a 02), o curso será auditado por uma comissão do CONAES, com poderes para atribuir uma nota definitiva, confirmando ou alterando o CPC. Em seguida, Pró-Reitor de Graduação, Ricardo Miranda, analisou o desempenho dos cursos da UFBA, medido pelo CPC, levando em conta os motivos e incoerências que levaram às notas baixas de alguns. 

Uma das formas de melhorar a avaliação, tornando-a mais justa e real é que cada professor mantenha suas informações atualizadas no sistema de pessoal, formalizando as progressões acadêmicas alcançadas como: ingresso e conclusão de doutorado, pós-doutoramento e etc, destacou a Pró-Reitora de Planejamento, Iracema Veloso.  A professora Iracema também informou que uma equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) irá a cada curso para orientar sobre os indicadores para a avaliação.  O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFBA, Antônio Virgílio Bastos também participou do Seminário, falando sobre as atribuições e o papel desse órgão próprio da Universidade.