Condecoração de honra, prêmio por méritos e aprovações de diversos trabalhos em congressos nacionais e internacionais conferem reconhecimento às pesquisas realizadas pela musicista e fonoaudióloga, integrante do Madrigal da UFBA, Acenísia Rodrigues Souza de Azevedo, que é Mestre na área de Educação Musical pela Escola de Música da UFBA. Recentemente, a pesquisadora recebeu o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2015 / Melhores do Ano, na Categoria - "Profissional do Ano - Destaque BA por Méritos nas áreas de Música, Fonoaudiologia, Educação e Pesquisa". A solenidade de entrega foi realizada na cidade de São Paulo (SP).
Nos últimos dias 05 a 09/10, Acenísia apresentou o trabalho "Aplicações de Técnicas e Exercícios Vocais para o Aprimoramento do Canto Individual e Coletivo: um relato de experiência sobre as práticas profissionais em múltiplos espaços musicais", no Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) que aconteceu na cidade de Natal (RN). Além disso, a pesquisa "As Impressões Pessoais e Práticas no Curso de Mestrado Profissional em Música", também de autoria de Acenísia, foi aprovada para ser apresentada oralmente no 1º Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade da UNESP, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo (SP).
Sobre a pesquisadora
Acenísia Rodrigues Souza de Azevedo é graduada em Canto e Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia e é considerada a primeira professora de canto formada em Fonoaudiologia, na Bahia.
Possui especialização em Voz pela CLINVOZ/RJ; em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Bento da Bahia; em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação da UFBA e licenciada pela Complementação Pedagógica em Artes (Universidade São Mateus/ ES).
Acenísia é mestre na área de Educação Musical pela Escola de Música da UFBA (Mestrado Profissional em Música – 2014 / 1ª turma), foi professora substituta da Escola de Música da UFBA, lecionando as disciplinas: Canto, Técnica Vocal, Fisiologia da Voz e Canto Coral.
Atualmente exerce as funções de musicista (cantora, regente, compositora e arranjadora), fonoaudióloga, professora, preparadora vocal, arte-educadora e pesquisadora na área de música e fonoaudiologia. Desde 1998, é servidora da UFBA, no cargo de Músico/Soprano do Madrigal da UFBA.
*Com informações da Plataforma Lattes