O Sistema de Registro de Ocorrências (SRO) já está funcionando na Universidade Federal da Bahia. Em fase de testes, a ferramenta permite registrar e controlar as ocorrências ligadas à segurança, a fim de identificar fragilidades nesta área com o objetivo de propor ações para contornar possíveis falhas. Dentro de três semanas, o SRO estará funcionando efetivamente, em todas as unidades da Universidade, nos vários campi, dos municípios de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista.
Desenvolvido conjuntamente pelo Centro de Processamento de Dados da UFBA (CPD) e a equipe da Coordenação de Segurança (PROAD/COSEG), o SRO foi criado para reunir uma base de dados com registro de eventos como furtos, roubos, violência sexual, crimes contra o patrimônio universitário ou privado, seqüestro, tentativa de homicídio, assassinato, lesão corporal e tráfico de entorpecentes, ocorridos nas áreas internas das unidades ou em seus entornos. O relatório no SRO não substitui o Boletim de Ocorrência (BO) que deve ser emitido pela Delegacia de Polícia, responsável pela jurisdição da área em que o campus está localizado e a vítima não pode deixar de registrar o fato junto às autoridades policiais.
O sistema também possui campos para relato de vítimas, testemunhas, localidade, gravidade e outros detalhes e permite geração de arquivo para impressão e arquivamento físico na unidade. Segundo o Pró-Reitor de Administração, professor Dirceu Martins, “esses registros serão apresentados às autoridades governamentais com objetivo de propor um debate qualificado e reivindicar rondas com mais cuidado, no entorno das unidades da UFBA”.
O sistema está disponível no endereço www.sro.ufba.br e para acessá-lo, os usuários deverão ser indicados pela direção das unidades e realizar o cadastramento da senha do Sistema Integrado de Usuários e Serviços (SIUS), no Centro de Processamento de Dados. A previsão realizada pelos gestores, durante a apresentação da ferramenta, no último dia 13/03, é cadastrar todo o pessoal que acessará o sistema, durante as próximas duas semanas.