Às 19h desta sexta-feira (28/11), acontece a solenidade Nacional de Premiação do Programa Nacional Olimpíadas de Química, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Estudantes dos ensinos médio e fundamental de escolas públicas e privadas serão agraciados com medalhas e certificados alusivos aos seus desempenhos na Olimpíada Brasileira de Química.
Realizada em seis etapas, a Olimpíada premiará 772 estudantes oriundos de escolas de ensino fundamental e médio em todos os estados brasileiros, com a participação de 301 mil estudantes. A Bahia estará representada com 59 alunos medalhistas e 130 estudantes distinguidos com Menção Honrosa. A UFBA é uma da instituição que participam da Olimpíada Nacional de Química.
O evento realizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ) recebe apoio do CNPq, CAPES, MEC e MCT e tem por objetivo estimular o interesse pela química, identificar jovens com talento e aptidões para esta ciência, incentivando-os prosseguir seus estudos nos cursos superiores de química.