A UFBA irá declarar o reconhecimento do notório saber ao Mestre de Capoeira Norival Moreira de Oliveira, o Mestre Nô, nesta quinta-feira, 16 de agosto, às 18h, no salão nobre da Reitoria da UFBA.
“Mestre Nô recebe seu título por preservar, difundir e vivenciar a arte e cultura criada nas capoeiras e senzalas e desenvolvida por muito tempo nas ruas, em becos. Perseguida e mesmo criminalizada, a capoeira, é uma das muitas formas de luta pela emancipação humana”, afirma Maria Cecília Silva, professora da Faculdade de Educação da UFBA e coordenadora do grupo de pesquisa História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade.
Com mais de 68 anos dedicado à prática e ao ensino da capoeira, mestre Nô é considerado expoente da capoeira Angola no Brasil. Ele ganhou destaque no ambiente universitário, sendo citado em diversos trabalhos, nacionais e internacionais, entre eles, Ring of Liberation: deceptive Discourse in Brazilian Capoeira, de J. Lowel Lewis (1997), ou Rodas de Capoeira: arte e patrimônio em Florianópolis de Maria Eugenia (2010).
“Mestre Nô deu volta ao mundo durante sua trajetória educacional e continua a dar volta ao mundo com e pela Capoeira, pela força e resistência da capoeira angola que ainda vibra em suas expressões corporais”, destaca Maria Cecilia Silva