Está no ar o programa de formação Trilhas Formativas para a Educação Online, desenhado para capacitar cerca de mil profissionais da UFBA para atuar no semestre 2021.1, cujas atividades acadêmicas e administrativas serão desenvolvidas majoritariamente em modalidade não presencial. A ação de capacitação, elaborada pela Superintendência de Educação a Distância (Sead) em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), é composta por cinco trilhas formativas, divididas em três opções de percurso cada. São elas: design educacional; metodologias ativas; recursos digitais de ensino (síncronos e assíncronos); ambientes virtuais de aprendizagem; e avaliação de aprendizagem com uso de tecnologias.
As Trilhas Formativas para a Educação Online já estão disponíveis no portal UFBA em Movimento e têm o objetivo de “oportunizar um percurso de formação continuada, que seja flexível, para que o professor possa compor seu percurso de formação de acordo com o seu interesse e necessidade”, informa a superintendente de Educação a Distância, Márcia Rangel.
As trilhas formativas, de acordo com a superintendente, pretendem orientar sobre o uso do design educacional/instrucional na educação online; conhecer e aprofundar a utilização das metodologias ativas de ensino aprendizagem na educação online; estudar o uso pedagógico dos recursos digitais de ensino e os ambientes virtuais de aprendizagem e suas potencialidades, além de conhecer e aprofundar as ferramentas de avaliação de aprendizagem com uso de tecnologias.
Márcia Rangel também acrescenta que “o design educacional das trilhas é do tipo aberto, com indicação de cards inicial e final, tendo o seu desenvolvimento em formato de navegação livre. Cada card encerra um conteúdo completo, que, ao ser conectado aos demais, forma um complexo formativo hipermídia”.
As atividades serão ministradas a distância, mediadas por dispositivos tecnológicos e os interessados poderão acessá-las pelos ambientes do Moodle UFBA e portal UFBA em Movimento.
Planejamento e conteúdo
O planejamento, elaboração e organização do programa foram realizados durante o mês de novembro por uma equipe especializada, sob a coordenação da Sead. De acordo com Rangel, as trilhas foram concebidas a partir de uma estrutura padrão e contam com uma metodologia baseada num sofisticado design de interface para o planejamento, desenvolvimento e aplicação de design gráfico atraente para objetos de aprendizagem. Desse modo, oferece soluções amigáveis e intuitivas, de modo a facilitar a experiência dos professores na escolha das trilhas, explica a superintende.
Rangel explica que “cada uma das trilhas terá uma estrutura mínima para apresentação do conteúdo por meio de objetos de aprendizagem, nos formatos de vídeos, podcast, apresentações em power point, infográficos e curso MOOC (Massive Open Online Course – Curso Online Aberto e Massivo)”.
Cada trilha abordará conteúdos específicos, mediante as opções oferecidas, numa carga horária de 60 horas:
- Trilha Design Educacional: estará concentrada no design educacional na mediação entre educação, tecnologias, comunicação, produção criativa e gestão. Aborda os diferentes tipos de design educacional (micro, meso, macro, aberto, fechado híbrido) em projetos, identificando suas competências, sobretudo em cursos online. Conceitos de Aprendizagem Adaptativa e o Ensino Híbrido.
- Trilha Metodologias Ativas: as metodologias de aprendizagem centradas no estudante. Design thinking, gameficação, PBL, estudos de caso, problematização histórico crítica, sala de aula invertida, Aulas de campo, aprendizagem baseada em projetos. Processo de ensino e aprendizagem embasado em práticas, metodologias e trabalho colaborativo. Práticas docentes inovadoras. Projetos de aprendizagem.
- Trilha Recursos Digitais de Ensino: a criação e o desenvolvimento e o uso de objetos de aprendizagem, aplicativos Móveis em sala de aula. A produção de materiais REA para cursos e disciplinas online. Produção de vídeo, podcast, infográficos, mapas conceituais e jogos online para educação online. Curadoria digital de conteúdo: procurar, refletir, compartilhar. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada (histórico, fundamentos e aplicações).
- Trilha Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a caracterização dos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem; Acoplamentos tecnológicos; Comunidades virtuais de aprendizagem; Abordagens metodológicas nos ambientes; funcionalidades e recursos dos ambientes virtuais. Utilização do Moodle, e do Google Classroom. Plataformas de aula síncrona: BigblueButton, Jitsmeet, Google meet. Processo de ensino e aprendizagem em AVA em diferentes contextos. Estratégias pedagógicas e de avaliação por meio de AVA. Modelagem de um curso no AVA.
- Trilha Avaliação de Aprendizagem com uso de Tecnologias: os conceitos básicos da avaliação com uso de Tecnologias. Funções, Finalidades e Características da Avaliação com uso de Tecnologias. Pressupostos epistemológicos da Avaliação. Avaliação Quantitativa X Qualitativa. Critérios de Avaliação. A Importância do Erro. Instrumentos de avaliação em AVAs. A Avaliação formativa e o planejamento de cursos e disciplinas online.