A partir das 9h da segunda-feira (17/09), acontece a Cerimônia de abertura do Semestre Letivo 2018.2 do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia, no município de Camaçari. O evento terá a presença do reitor da Universidade Federal da Bahia, professor João Carlos Salles Pires da Silva, da diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, professora Valterlinda Alves de Oliveira Queiroz, autoridades do município, professores, servidores e estudantes do novo campus. Será realizado no Teatro Cidade do Saber que fica localizado na rua do Telégrafo, no bairro Natal, centro de Camaçari.
O novo campus da UFBA em Camçari funcionará nas dependências do complexo da Cidade do Saber até a conclusão do espaço definitivo, que será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), informa a professora Valterlinda Queiroz. De acordo com ela, o BI em Ciência, Tecnologia e Inovação disponibiliza 100 vagas neste primeiro semestre e as atividades acadêmicas serão viabilizadas mediante a atuação de sete docentes e seis servidores técnico-administrativos, provisoriamente, nos pavimentos 1 e 2 do edifício do Teatro da Cidade, conforme definição do termo de cooperação firmado entre a UFBA e a Prefeitura de Camaçari.
Para abrigar definitivamente o campus Carlos Marighella, as antigas instalações do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped) – cedidas à universidade pelo governo do Estado para abrigar a unidade de ensino, incluindo um terreno contíguo com 40 hectares de área verde – passarão por uma série de reformas sob a responsabilidade da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA (Sumai). O projeto arquitetônico para o campus, prevê infraestrutura com auditório, biblioteca, restaurante universitário, laboratórios, um edifício para as salas de aula e novas instalações para o funcionamento de colegiados, departamentos, grupos de pesquisas e sala de professores, bem como as demais atividades administrativas, e deve estar concluída em um prazo previsto de dois anos.
O projeto político-pedagógico seguirá o modelo de formação por ciclos já adotado pela UFBA para os bacharelados interdisciplinares. A abertura do BI faz parte do projeto de implantação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, que intensificará a formação de pessoal qualificado na região e contribuirá de uma forma geral para o desenvolvimento do estado da Bahia.
No ciclo inicial, os estudantes terão a possibilidade de cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, obtendo a titulação em um período estimado de três anos. O curso será ofertado no turno matutino, na modalidade presencial, com carga horária total de 2.410 horas e duração mínima de seis semestres, acrescentou Queiroz.
Posteriormente à instalação definitiva no campus, serão oferecidas até 300 vagas no mesmo curso e, a partir de 2021, novas vagas para os cursos de engenharia, que comporão o segundo ciclo do campus. Neste momento, os estudantes poderão optar por continuar a sua formação nos cursos de Progressão Linear da área da Engenharia, previstos para serem abertos no campus.