Um acordo de cooperação científica e pedagógica foi assinado recentemente entre a UFBA e a Universidade Marien Ngouabi do Congo. O pacto oficializado pelas assinaturas dos reitores da UFBA, professor Luiz Rogério Leal Bastos (da UFBA, em exercício) e professor Armand Moyikoua (Universidade Marien Ngouabi) aconteceu durante a abertura da exposição internacional: “Kiebe-Kiebe Dança iniciática do Congo – Brazzaville”, no último dia 09/09, no Museu Afro-Brasileiro, prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, localizado no Terreiro de Jesus.
Segundo os termos da parceria, a cooperação será científica, pedagógica e administrativa, estabelecida para um período de cinco anos com opção de renovação e ambas as partes promoverão intercâmbio de professores, pesquisadores e pessoal administrativo, além de estudantes em níveis de licenciatura e doutoramento. Haverá compartilhamento de projetos comuns de pesquisa, organização conjunta de estágios, seminários e colóquios, troca de informações científicas e técnicas e publicações, codireção ou cotutela de teses de doutoramento.
O número de professores, pesquisadores e agentes administrativos que serão acolhidos nas universidades, será fixado anualmente em acordo mútuo.