A Universidade Federal da Bahia (UFBA) assinou na tarde desta segunda-feira, 02, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do hospital Universitário Prof. Edgar Santos e Maternidade Climério de Oliveira, vinculados à instituição de ensino. A celebração do contrato aconteceu após a decisão, por parte da universidade, pela adesão à Ebserh. A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação das unidades hospitalares, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.
O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.
Para a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, a adesão dos hospitais à Ebserh significa uma possibilidade real de melhoria nos serviços prestados à população. "Ao assinarmos o contrato, estamos sinalizando para o aumento do quadro de pessoal e do financiamento nas unidades. Assim, teremos condições de termos os hospitais funcionando plenamente e sermos unidades de formação de recursos humanos na área de saúde", destacou.
De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, o estabelecimento da parceria entre as universidades e a empresa tem sido uma providência fundamental para todo o sistema dos hospitais universitários federais. "Nós entendemos que a cada hospital que faz esse contrato conosco, nós fortalecemos a decisão que o país tomou na direção de fazer com que os hospitais universitários sejam hospitais de referência tanto para a assistência 100% pelo SUS quanto para a formação dos profissionais de saúde que o país necessita" apontou o presidente.
Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado em 2010.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Ebserh