As obras de reforma e ampliação do Instituto de Matemática, requalificação da Praça das Artes e reforma das instalações do prédio da Prefeitura do Campus Universitário foram entregues na última sexta-feira (21), no campus de Ondina, pela Reitora Dora Leal Rosa. Todas as reformas e ampliação custaram cerca de R$ 3,7 milhões e representam o “cumprimento do compromisso de cuidar e melhorar as condições da instituição de ensino que vem passando por um grande crescimento e, por isso, necessita de adequações e melhorias em sua estrutura física, a fim de atender às novas demandas”, afirmou a Reitora.
Estas obras somam-se a outras importantes realizações que marcaram a UFBA em 2012, como a inauguração da Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima, entregue aos seus quase 200 moradores em junho passado, de um laboratório de grande porte na Faculdade de Odontologia e do novo prédio da Escola de Nutrição, com quatro pavimentos, no campus do Canela, e ainda do sistema de transporte coletivo intercampi de Salvador, já conhecido como BUZUFBA, que permite aos estudantes da instituição mobilidade eficiente e gratuita.
Inaugurações em Ondina
No começo da manhã, os novos ambientes do Instituto de Matemática – auditório com 120 lugares, alas de gabinetes para professores, laboratórios de computação e de pesquisa, salas para pós-graduação, setores administrativos, portaria de acesso, sanitários e espaços de convivência – foram entregues oficialmente pela Reitora, num pronunciamento que destacou a inauguração dos espaços planejados com esmero, como “um dos pontos para a preparação para o ano de 2013 que deve ser um ano de excelência acadêmica e de instalação de uma cultura de avaliação institucional”. Para o diretor da unidade, professor Isaac Costa Lázaro, a reforma “atende aos desafios propostos pelo crescimento que o Instituto vem experimentando nos últimos anos”.
Logo depois, a professora Dora Leal Rosa, acompanhada do vice-reitor Luiz Rogério Bastos Leal e outros integrantes da administração da Universidade, dirigiram-se à mais recente praça requalificada do campus, em frente ao Pavilhão de Aulas da Federação (PAF), e plantaram um arbusto, num gesto simbólico que demonstra a preocupação e cuidado com o meio ambiente, em meio ao espaço físico da UFBA.
A próxima etapa foi a inauguração oficial da Praça das Artes – que compreende o conjunto de praças do campus, desde a Praça das Palmeiras, nas proximidades do Centro de Processamento de Dados (CPD) até a Praça da grande Andiroba, em frente ao Instituto de Letras, ao lado da Biblioteca Central – “projetada para ser um espaço de interação e convivência, ao ar livre, entre os diversos públicos da Universidade, além de elemento de ligação entre as várias unidades”, informou o arquiteto José Luiz Imbiriba.
O último ato foi a entrega das novas instalações do prédio da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), destinadas a abrigar a futura Superintendência do Meio Ambiente e infraestrutura (SUMAI), que será implantada após aprovação do regimento interno da Reitoria. Todos os novos espaços foram projetados com estruturas e equipamentos que promovem a ampla acessibilidade, informou o vice-reitor Luiz Rogério Bastos Leal que esteve à frente dos trabalhos. De acordo com a Reitora Dora Leal, “a futura SUMAI traduz a preocupação dos gestores da UFBA com o meio ambiente e deve vir, sempre, em primeiro lugar, quando se tratar de alterações em sua infraestrutura”.
Veja aqui a galeria de fotos das inaugurações