Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA disponibiliza Edital para viabilização de projetos no Parque Tecnológico

UFBA disponibiliza Edital para viabilização de projetos no Parque Tecnológico

 

 

Projetos de inovação, pesquisa aplicada ou desenvolvimento tecnológico terão espaço em dois lotes (números 81 e 82 com dimensões de 4.347,51 m2 e 4.304,03 m2) do Parque Tecnológico da Bahia que foram destinados à Universidade Federal da Bahia para a construção, implantação e instalação de centros laboratoriais multiusuários. Com o lançamento do edital PROPCI/UFBA 08-2013, realizado na última sexta-feira (12/07), pela Reitora Dora Leal Rosa e pelo Pró-Reitor de Pesquisa Criação e Inovação, Marcelo Embiruçu, pesquisadores acadêmicos de várias áreas poderão submeter anteprojetos a fim de pleitear a aprovação das propostas que se transformarão em projetos e receberão os recursos (financeiros, materiais e humanos) necessários para serem concretizados.

Além de fomentar o desenvolvimento do conhecimento no Estado, o Edital permitirá o avanço de pesquisas em várias áreas temáticas, coordenados por professores pesquisadores e contado com a participação de estudantes dos Programas de Iniciação Científica de nossa universidade, numa estrutura fora dos campi da UFBA, garantiu a professora Dora Leal. Instituições como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Federação da Indústria do Estado da Bahia (FIEB) e outros segmentos interessados (desde que tenham perfil adequado) poderão participar como parceiros dos projetos. 

Critérios como possuir uma equipe multidisciplinar consistente ligada ao projeto e obter aprovação de pelo menos uma congregação foram apresentados pelo Pró-Reitor Marcelo Embiruçu como pontos necessários para ser julgado pelo Comitê que selecionará as propostas apresentadas. Embiruçu também acrescentou que o cronograma e mais detalhes sobre o Edital serão apresentados em reunião com possíveis proponentes, a partir das 14h do próximo dia 18/07, na Sala dos Conselhos na Reitoria da UFBA, no Canela.   

 

O Parque Tecnológico da Bahia 

Localizado na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), a seis quilômetros do Aeroporto e a 12 do Terminal Rodoviário de Salvador, o Parque Tecnológico é um complexo destinado ao desenvolvimento do conhecimento no Estado e, atualmente, reúne 35 empresas da área de Tecnologia da Informação com cerca de 450 pessoas com alta qualificação profissional atuando no local.  De acordo como Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Paulo Câmera, o Parque foi idealizado para ser a perspectiva de futuro do Estado. 

Para ativar as 30 linhas de pesquisas em 14 plataformas, o secretário informou que várias organizações como instituições públicas de ensino superior e instituições que desenvolvem pesquisas receberam foram convidadas e receberam doações de lotes para montar espaços nos locais e criar “startups acadêmicas”, empresas que deverão ser auto-sustentáveis como fruto da aplicação de suas pesquisas na sociedade.   Paulo Câmera também ressaltou que existe uma linha de incentivos como a redução de impostos para empresas de tecnologia que desejem instalar-se no local e participar dos futuros programas de integração com as comunidades do entorno do Parque.  

Ele também anunciou o início da construção da segunda etapa do Parque que abrigará a Escola de Iniciação Científica, Museu e também prédio voltado para a concentração de laboratórios equipados com avançados equipamentos de pesquisas. 

Confira as fotos do lançamento em nossa Fan Page.

 

Íntegra do "Edital PROPCI/UFBA 08-2013 – PROPARTEC"

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) comunica a todos os interessados que estará recebendo inscrições de propostas de projetos de construção e implantação de Centros Laboratoriais Multiusuários no Parque Tecnológico, de acordo com o estabelecido nesta Chamada.

O presente Edital visa definir e apoiar a confecção de dois projetos de construção e implantação de Centros Laboratoriais Multiusuários no Parque Tecnológico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos lotes 81 e 82, com dimensões de 4.347,51 m2 e 4.304,03 m2, respectivamente, conforme Protocolo de Intenções celebrado entre a UFBA e o Estado da Bahia por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Submissão de anteprojetos por meio dos modelos e formulários disponibilizados: 12/07/2013 à 12/08/2013.  Informações detalhadas estão disponíveis no edital, acessível no SAPI.