Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA e IPAC/MAM assinam Termo de Cooperação

UFBA e IPAC/MAM assinam Termo de Cooperação

.

O vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo César Miguez de Oliveira, e o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC/SecultBA), João Carlos de Oliveira, com a presença do diretor do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia), Pola Ribeiro, assinam, no Solar Unhão, sede do museu, nesta segunda-feira (dia 21), às 11 horas, um Termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural.

Os objetivos da parceria incluem o desenvolvimento de projetos e atividades de treinamento para recursos humanos, difusão de tecnologia, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional (ensino, pesquisa e extensão) através de cursos, palestras, seminários, vivências e/ou residências artísticas. Estão previstos para participar da iniciativa, nesta primeira etapa, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Escola de Belas Artes (EBA), Escola de Dança, Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Outras unidades da UFBA poderão participar da parceria.

Em seguida à solenidade de assinatura, o MAM convida os presentes para visita ao ‘Espaço Lina’ - que reúne dados sobre a trajetória pessoal e profissional de Lina Bo Bardi (1914-1992), primeira diretora e autora do projeto de restauro do MAM-Bahia - e ao ‘Espaço Solar’ - onde uma maquete e uma linha de tempo contam a história do museu e do espaço que ocupa, em Salvador, às margens da Baía de Todos os Santos, desde o ano de 1500 até 2021. Concluindo, ocorrerá a primeira exibição do vídeo-dança ‘Dona Lina por Dona Lia’ no Cine MAM Saladearte, uma performance criada em fevereiro deste ano pela coreógrafa Lia Robatto, professora da UFBA e contemporânea de Lina Bardi.