A Universidade Federal da Bahia, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), realiza nesta quinta-feira (18 de outubro) a quarta edição do Prêmio Inventor, homenageando 61 inventores com patentes protocoladas no INPI e oito inventores com patentes internacionais PCT. Deles, 59 têm vínculos com a UFBA, sendo 31 professores, três pós-doutorandos, oito doutorandos, nove mestrandos, seis DTI e 11 graduandos. Entre estes, destaca-se a estudante Emily Karle, escolhida para receber o prêmio de Jovem Inventor. Aluna cotista da Universidade Federal da Bahia e estagiária no Instituto de Saúde Coletiva (ISC), ela já tem no currículo outras duas premiações.
São também premiados nove inventores das instituições parceiras cotitulares. Suas criações foram protocoladas no INPI durante 2011, através do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFBA (NIT), em conformidade com a Lei da Inovação. Cada premiado receberá um troféu, um broche exclusivo e os respectivos diplomas. Os inventores atuaram em oito unidades da UFBA, tendo estado envolvidos 18 programas de pós-graduação da UFBA.
Na categoria "Inovadores" é premiada uma tecnologia de titularidade UFBA que comprovadamente foi absorvida pela sociedade. Com o prêmio, buscou-se reconhecer e chamar a atenção da comunidade para a contribuição da UFBA, através de seus inventores, para o progresso da ciência e da tecnologia brasileira. Estes inventores produziram 15 patentes nacionais que foram protocolados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2009. Produziram também duas patentes internacionais que foram solicitadas pelo Patent Cooperation Treaty (PCT) em 2011. Comemora-se ainda uma tecnologia que a empresa Quimis já está comercializando, o espectrofluorímetro de LED, a R$32 mil. As ações do NIT de busca de anterioridade, prospecção tecnológica e elaboração de patentes, disseminação da cultura, além da gestão do NIT, têm apoio da Finep, Fapesp, e CNPq. A cerimônia de entrega dos troféus e dos diplomas terá lugar às 19h, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da UFBA. A Cerimônia de Premiação será presidida pela reitora Dora Leal Rosa, sendo aberta à sociedade em geral.