A Universidade Federal da Bahia inaugura nesta terça-feira, dia 02 de outubro, o Núcleo de Estudos Coloniais Kátia Mattoso e John Russel-Wood, localizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. O descerramento da placa inaugural ocorrerá às 10h30, com a presença da Reitora Dora Leal Rosa, da viúva de Anthony John Russel-Wood, Hannellore Russel-Wood, entre outros convidados.
O Núcleo de Estudos Coloniais foi constituído a partir das doações das bibliotecas dos professores Kátia Mattoso e John Russel-Wood. A soma desses acervos resultou na mais completa biblioteca sobre a história do Brasil Colônia, Já que tanto Kátia Mattoso quanto John Russel-Wood, além de terem sido das mais importantes autoridades mundiais no tema, dedicaram a vida também a colecionar precioso acervo bibliográfico, agora à disposição de estudiosos.
Bolsas de Estudo
Além da biblioteca, a senhora Hannellore Russel-Hood está oferecendo à UFBA uma doação, no valor de US$20.000,00 (vinte mil dólares), que será destinada a apoiar pesquisas em Estudos Coloniais. Segundo Hannellore, para que uma biblioteca viva, ela precisa ser utilizada, motivo pelo qual a levou à doação. O Edital prevê para os aprovados, além de uma bolsa de estudos, um computador e o valor de R$1.000,00, que serão utilizados pelo orientador para a compra de livros necessários à pesquisa. Esses livros, uma vez utilizados, serão incorporados à biblioteca Russel-Wood. A assinatura do Protocolo de Cooperação e o lançamento do Edital PROPCI/UFBA 07-2012 Anthony John R. Russel-Wood ocorrerão nesta mesma terça-feira, às 16 horas, na Sala dos Conselhos Superiores da Reitoria.