Com muito pesar, a Universidade Federal da Bahia vem a público manifestar profunda tristeza pela morte por embolia pulmonar, na madrugada desta sexta-feira (18/07) do jornalista, escritor e ex-professor João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro que atuou na Escola de Administração e na Faculdade de Filosofia da Universidade. A UFBA lamenta a grande perda do intelectual de 73 anos que graduou-se em 1962 em sua Faculdade de Direito e pós-graduou-se em Administração Pública, pela Escola de administração.
João Ubaldo deixa uma imensa contribuição cultural para a humanidade, pois escreveu dezenas de livros, entre eles, clássico da literatura nacional como "Viva o Povo Brasileiro" e "Sargento Getúlio" que foram adaptados para o cinema e teledramaturgia, além de centenas de crônicas, contos, uma diversidade de matérias jornalísticas e comentários nas várias colunas que assinava em vários veículos de comunicação do Brasil e de outros países. Atuou em vários cargos de uma redação jornalística e foi editor-chefe da Tribuna da Bahia, nos anos de 1970 e também teve uma enorme participação na vida política e social de sua contemporaneidade.
O acadêmico era natural da Ilha de Itaparica, na Bahia e por ser autor de dezenas de obras da Literatura Brasileira, ocupava a cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL), por isso seu corpo está sendo velado na sede da instituição no Rio de Janeiro. A data e local do sepultamento não foram divulgados, mas toda a comunidade acadêmica expressa publicamente seu luto e solidariza-se com os amigos e parentes enlutados.