A Universidade Federal da Bahia informa com profunda tristeza o falecimento do professor aposentado Eduardo Saback Dias de Moraes, cuja missa de corpo presente acontece a partir das 14h30, da tarde desta segunda-feira (14/09), na capela G do Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. A cremação será realizada às 15h, no mesmo local.
O docente era uma pessoa muito conceituada na comunidade universitária pois contribuiu ricamente para os estudos em Medicina, Psiquiatria e Psicologia. O professor Eduardo Saback teve papel destacado na consolidação do curso de Psicologia da UFBA, tendo sido chefe de departamento, coordenador de várias comissões, além de presidente da comissão de planejamento do Instituto de Psicologia. Foi vice-diretor e diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), na década de 1970, contribuindo na resistência à ditadura militar no espaço da Faculdade.
Graduou-se em Medicina também pela UFBA, no ano de 1960 e obteve especialização em Psiquiatria pela Escuela Profesional de Psiquiatría - Facultad de Medecina , Madrid, em 1969. Eduardo Saback também foi Presidente da Associação Baiana de Psiquiatria, Sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, membro da Academia de Educação da Bahia e diretor da FRB de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa. Foi autor de livros, capítulos de livros e publicou vários artigos, além de trabalhos que ficaram registrados em anais de diversos congressos.
Toda a comunidade universitária estende condolências e solidariedade aos amigos e familiares enlutados diante de tão grande perda.