A comunidade acadêmica está profundamente contristada diante do falecimento, nesta madrugada (01/09), do professor da Escola de Dança da UFBA, Sérgio Souto. O velório do docente acontece no Laboratório de Investigação Cênica, na Escola de Dança, em Ondina até 15h30 desta segunda-feira (01/09) de onde segue para o sepultamento que será realizado às 16h30, no Cemitério do Campo Santo, na Federação. A Universidade estende suas condolências aos amigos, parentes e familiares enlutados.
O docente
O professor Sérgio era natural do Rio de Janeiro e aos 21 anos mudou-se para Salvador e para o curso de Composição e Regência. Tornou-se maestro, compositor, arranjador e professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.
Na década de 70, participou da criação dos grupos de música instrumental: a Banda do Companheiro Mágico e o Sexteto do Beco. Em 1978, após graduar-se pela UFBA, segue para os Estados Unidos da América, estudando arranjo na Berklle College of Music em Boston-Mass e composição no Creative Music Studio em Woodstock-New York.
De volta a Salvador fundou a AMA - Academia Música Atual, onde atuou como professor, coordenador e diretor. Como educador, dedicou-se ao processo de reforma curricular iniciado em 2001 na Escola de Dança da UFBA e também do curso de graduação em Música Popular, implementado em 2009, na Escola de Música da UFBA. Em 2007 fundou o Grupo Vozes Reveladas, chancelado pela UFBA como projeto de Extensão e exerceu as funções de coordenador, regente e diretor musical.
Devido ao seu conhecimento era constantemente convidado a participar como expositor em seminários e congressos de arte-educação e a integrar comissões de seleção em concursos e projetos relacionados ao teatro, dança e música.
*Com informações curriculares do Balcão do Músico