A comunidade da Universidade Federal da Bahia está entristecida com o falecimento do professor Nelson Rossi que veio a óbito no último sábado (26/07), em São Paulo, onde residia atualmente. O docente é considerado um dos pilares das pesquisas em Língua Portuguesa do Instituto de Letras. A Universidade lamenta a perda e estende suas condolências aos parentes e amigos enlutados.
Rossi que era carioca veio para a UFBA em 1955, a convite do então Reitor Edgard Santos e iniciou os estudos dialetológicos e sociolingüísticos, instalando o primeiro Laboratório de Fonética, no Brasil. Foi responsável pela criação de um grupo de ação continuada que vigora até o presente momento, na Universidade. Sua atuação alcançou outras universidades brasileiras.
Foi o autor do primeiro Atlas Linguístico Brasileiro e responsável pela implantação, no Brasil, do Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta (NURC). Integrou o grupo que criou, em 1963, a Universidade de Brasília e participou da Comissão de Línguística e Dialetologia Iberoamericana (CLDI) do PILEI, foi membro da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL) e sócio fundador e presidente da Associação Brasileira de Línguística (ABRALIN).