Quanto ganha um assistente social? Qual o campo de atuação para quem se forma nos Bacharelados Interdisciplinares? Por que é tão difícil encontrar um psicólogo que atenda nos bairros mais pobres? Questões desse tipo, levadas por cerca de 1.000 estudantes do ensino médio de escolas baianas, deram o tom do UFBA Mostra Sua Cara!, evento de apresentação da Universidade ao público secundarista, nos dias 13 e 14/05, realizado na Reitoria e no Campus de Ondina.
Dona da inquietação acerca da atuação dos psicólogos nas periferias, a estudante Erica Elen, 19, do 3º ano do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, na Piedade, lançou essa e outras questões aos professores que apresentaram os cursos das áreas de Humanidades e Artes no auditório da Facom, na quarta-feira. Ao todo, 106 professores, representando cada um dos cursos oferecidos pela UFBA, falaram um pouco sobre suas áreas de pesquisa e atuação profissional – além da Facom, os auditórios dos PAF I e V e de Matemática também abrigaram as rodas de conversa.
Erica, que ainda não tem certeza do curso em que pretende ingressar, diz estar entre História, Psicologia, Ciências Sociais e Humanidades. Após acompanhar as palestras, ela visitou as dezenas de stands montados por estudantes da UFBA, no saguão da Biblioteca Central, para apresentar projetos de pesquisa e extensão que já desenvolvem em seus cursos. Érica conversou bastante com alunos do BI de Humanidades, e tirou dúvidas com um grupo de veteranos de Psicologia. Ao fim do dia, concluiu: “foi uma ótima iniciativa, deu para ter uma melhor noção de como é o mundo acadêmico”.
Motivação e orgulho
Para a coordenadora do evento, Almerinda Luedy, da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), o objetivo do UFBA Mostra Sua Cara! foi atingido: “A ideia era essa: mostrar aos meninos do Ensino Médio os cursos e as oportunidades científicas, de empreendedorismo e de assistência estudantil. Assim, vamos estreitando os laços da UFBA com o Ensino Médio”, avalia. A UFBA disponibilizou três ônibus, que trouxeram e levaram de volta os estudantes às escolas.
Para Luedy, o mais bonito de ver foi “a motivação dos estudantes da UFBA de vir, montar os stands e mostrar seus cursos cheios de orgulho”, avalia. Além dos expositores, cerca de 50 pessoas - entre pessoal ligado à Pró-Reitoria e alunos do NEJ (Núcleo de Empresas Juniores) e da Abes (Associação Bahiana de Estudantes Secundaristas) – atuaram na organização do evento.
Exemplo desse envolvimento é Iúna Rocha, estudante de Engenharia de Controle e Automação, que, num dos stands, apresentava ao público o Projeto KRT UFBA, um time da Escola Politécnica que participa de competições de Fórmula SAE (competição de mini-carros de corrida promovida pela Society of Automotive Engineers). O time já participou de competições nacionais e pretende participar de competições internacionais. Para Iúna, em seu primeiro ano, o UFBA Mostra a Sua Cara! já demonstrou ser “uma iniciativa fantástica”: “Quando eu estava no Ensino Médio, não tive essa oportunidade de ter esse contato com a Universidade”, resume.
*Com reportagem de Yumi Kuwano e Naira Diniz
**Foto: Yumi Kuwano