A Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal da Bahia (AAI) divulgou hoje (dia 12 de agosto) uma nota de esclarecimento sobre os procedimentos adotados para a vinda de estudantes estrangeiros dentro de programas de mobilidade acadêmica e as providências adotadas com a deflagração da greve de professores e servidores técnico-administrativos.
Este tipo de mobilidade é implementado ao longo de cada semestre letivo, sendo que os procedimentos de seleção começam ao longo do semestre anterior. Para o segundo semestre de 2015, foram selecionados 82 estudantes de diversos países. No entanto, em razão das greves iniciadas no final de maio, com consequências tanto no encerramento do primeiro semestre 2015 como no início do semestre 2015.2, desde o dia 02 de maio passado, a AAI, repetindo o procedimento anteriormente adotado em situações de interrupção das atividades acadêmicas, em correspondências enviadas às universidades estrangeiras com alunos aprovados para o programa de mobilidade, informou sobre a deflagração da greve e sobre a consequente impossibilidade de precisar o início das atividades acadêmicas.
O comunicado deixou claro a impossibilidade da emissão das cartas de aceitação dos estudantes, necessárias para a entrada da solicitação de visto junto aos consulados brasileiros em seus países de origem e que estas cartas seriam expedidas a partir do momento em que a situação do semestre letivo fosse normalizada. Destaque-se que as cartas de aceitação devem mencionar o período de início e fim das atividades acadêmicas que os alunos cumprirão na UFBA, para que o visto seja concedido para o período previsto para os estudos.
Uma vez que cheguem a Salvador, os alunos devem-se apresentar imediatamente à UFBA e, em seguida, à Polícia Federal para regularizar a situação de permanência no Brasil.Em função da situação, muitas solicitações de intercâmbio para o 2015.2 já foram reprogramadas para o primeiro semestre letivo de 2016 a pedido das universidades parceiras da UFBA, bem como de estudantes oriundos de outras instituições que não possuem acordos de cooperação com a UFBA. Para alunos que já se encontravam realizando suas atividades desde o semestre 2015.1, e que necessitaram estender sua permanência até o final do semestre, foram expedidas cartas atestando a continuidade do programa de mobilidade, para que seus vistos pudessem ser renovados.
Uma vez que a greve chegue ao seu término e que Universidade Federal da Bahia tenha aprovado o novo calendário acadêmico para o próximo semestre, as cartas de aceitação com as novas datas serão encaminhadas para aqueles estudantes que ainda tenham interesse em realizar o intercâmbio no segundo semestre de 2015. Neste programa se incluem estudantes oriundos de universidades que possuem acordo de cooperação acadêmica com a UFBA, bem como estudantes oriundos de outras universidades que não são parceiras, mas que solicitam vaga para realizar intercâmbio em nossa universidade.