No próximo dia 28 de outubro comemora-se o “Dia do Servidor Público”. Na UFBA, são 5.452 servidores em atividade, sendo 3.211 técnico-administrativos e 2.241 docentes. Com o intuito de homenagear estes profissionais que exercem suas atividades na Universidade Federal da Bahia, gostaríamos de propor uma breve reflexão sobre o lugar do servidor público na sociedade contemporânea e sobre o que se espera desses profissionais no cenário brasileiro atual.
Sabemos que o surgimento de novas formas de gestão do trabalho decorrentes do desenvolvimento tecnológico exigido pelas demandas internas das instituições e das mudanças no Serviço Público Federal; a necessidade de prestação de contas à sociedade sobre o trabalho realizado; além das demandas de desenvolvimento individual em face das novas carreiras e dos recentes modelos de avaliação de resultados, entre outros aspectos, impõem que as instituições públicas inovem nas suas formas de prestar serviços à sociedade e exige dos profissionais que atuam no setor público um perfil cada vez mais qualificado e competente.
Nesse contexto, o papel do servidor público toma outra dimensão, exigindo cada vez mais aperfeiçoamento e capacitação profissional para um desempenho de excelência, em que o uso eficiente da informação e das novas tecnologias, a busca da comunicação interinstitucional e a formação de redes de colaboração como espaços de troca, aprendizagem e desenvolvimento nas carreiras, passam a caracterizar o perfil do profissional moderno que pretende crescer profissionalmente e contribuir para o alcance dos objetivos da instituição em que trabalha.
Desse contexto e dessas novas exigências é que emerge o novo perfil do servidor público que a Universidade precisa: inovador, proativo, colaborativo e comprometido com a missão institucional. Só assim poderemos consolidar e avançar ainda mais no projeto de Universidade que nos empenhamos em construir e que coloque a UFBA em lugar de destaque no cenário nacional e internacional.
Dessa forma, torna-se necessário ter um olhar especial para o importante lugar que têm os servidores públicos nessa construção e tratar esses profissionais como parceiros no processo de diagnóstico dos problemas a serem enfrentados, bem como na busca de suas soluções.
Este é um dos grandes desafios a ser enfrentado pela UFBA: promover a convergência entre os legítimos interesses dos servidores na construção de carreiras gratificantes e valorizadas e as necessidades institucionais de prestar serviços de qualidade para a sociedade. Tarefa que pressupõe o reconhecimento do trabalho do servidor público como essencial para uma Universidade que se quer democrática e de qualidade.
São esses os pressupostos que têm orientado as práticas conduzidas pelo nosso reitorado, que buscam contribuir para a superação dos desafios de hoje e a consolidação da UFBA como uma instituição democrática, inclusiva e de excelência.
Parabéns aos servidores e as servidoras da UFBA pelo seu dia!
Professora Dora Leal Rosa- Reitora da UFBA