A Universidade Federal da Bahia participou ativamente do “Dia Z” de Mobilização Nacional da Educação contra o mosquito Aedes Aegypti, nesta sexta-feira (19/02). Enquanto o Reitor João Carlos Salles, acompanhado do superintendente do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), Antonio Carlos Lemos, participaram de atividade oficial, promovida pelo Governo Federal, a Coordenação de Meio Ambiente da Universidade realizou ações de conscientização e educação em várias áreas do campus de Ondina.
Em meio à animação juvenil, na Escola Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristóvão, o Reitor João Carlos chamou atenção dos estudantes para ações de prevenção descritas na cartilha “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”, que foi impressa e distribuída pela UFBA no evento. Ao seu lado, o superintendente do HUPES, Antonio Carlos Lemos, destacou que “combater os focos de água parada é responsabilidade de todos para prevenir a ação do vetor transmissor das doenças”.
<< Veja imagens do evento aqui. >>
A atividade festiva que contou com presença da Banda da Aeronáutica, oficiais e soldados do exército fez parte da mobilização da Presidência da República nos municípios prioritários. O encontro contou com a presença do secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Binho Marques; os secretários estaduais, Osvaldo Barreto, da Educação e, Fábio Vilas-Boas, da Saúde, além de vários dirigentes de instituições educacionais da Bahia.
Na oportunidade, foram ministradas aulas sobre a necessidade de mobilização contra o Aedes aegypti e suas consequências, além de apresentações de poesia e Hip Hop, em que os estudantes falaram artisiticamente, sobre a prevenção e o combate ao mosquito.