As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti seguem a todo vapor na Universidade Federal da Bahia. Mutirões de limpeza para eliminação de focos e criadouros nas diversas unidades, atividade de conscientização com repasse de informações e distribuição de cartilhas, contendo orientações, integram o conjunto de atividades realizadas pela Coordenação de Meio Ambiente da SUMAI-UFBA. Durante os dias 24 a 26/02, no campus São Lázaro, na área das encostas que fazem divisa com a Rede Bahia e a comunidade do Calabar, acontece o trabalho de retirada de diversos tipos de resíduos favoráveis ao desenvolvimento do Aedes Aegypti e outros problemas de ordem sanitária que possam representar risco à saúde e qualidade de vida da população local.
O cuidado segue com a realização de poda e roçagem da vegetação, em parceria com a Limpurb e apoio logístico da Rede Bahia. O trabalho será finalizado com a aplicação de larvicida, pelo Centro de Controle de Zoonoses do Município (CCZ), na manhã da sexta-feira (26/02). No mesmo dia, o alerta será intensificado por vários agentes da universidade que distribuirão material preventivo da campanha nacional contra o Aedes, durante a Feira Agroecológica que será realizada na Praça das Artes, no campus de Ondina. Na próxima semana, o mutirão de limpeza também chegará às dependências da EscolaPolitécnica, na Federação e ao entorno dos Institutos de Física e de Química.
Ações em outras unidades
Na última sexta-feira (19/02), a equipe da Coordenação de Meio Ambiente percorreu o campus de Ondina conscientizando professores, estudantes e servidores e distribuindo 1.500 panfletos oficiais emitidos pelo Governo Federal – Ministério da Saúde.
A ação com o objetivo de repassar informações para evitar a procriação do mosquito vetor da Zika, Dengue e Chikungunya, começou pelo Hospital de Medicina Veterinária e Escola de Medicina Veterinária, seguindo depois para Escola de Dança, PAF I, CPD – Matemática, PAF III, IV, V, Faculdade de Comunicação, Praça das Artes, Biblioteca Central, Restaurante Universitário, Instituto de Biologia, Faculdade de Farmácia, Instituto de Química, Instituto de Física, e Instituto de Geociências.