A Universidade Federal da Bahia celebrou nesta quarta-feira (20/05) o termo aditivo ao convênio com a Arquidiocese de Salvador para permanecer com a administração do prédio onde funciona o Museu de Arte Sacra (MAS/UFBA), localizado na Rua do Sodré, s/n, no Largo Dois de Julho. O convênio original entre as duas entidades foi assinado em 06 de março de 1958, no reitorado do prof. Edgard Santos.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio que hoje abriga o Museu de Arte Sacra foi construído por religiosos da Ordem dos Carmelitas Descalços portugueses que aportaram na Bahia em 1660. Nele funcionou o Convento de Santa Teresa e o Seminário Arquiepiscopal.
O Museu de Arte Sacra possui um acervo de esculturas em madeira e barro cozido dos séculos XVII e XVIII, pinturas, mobiliário, coleção de objetos em prata composta por castiçais, tocheiros, custódias, cálices, gomis, navetas, turíbulos, âmbulas, e também trabalhos de ourivesaria da mais alta importância para a história da arte brasileira.