Início >> Ufba Em Pauta >> A UFBA se despede de Gal Costa

A UFBA se despede de Gal Costa

Fotos: Aristides Alves
 
A Universidade Federal da Bahia se solidariza com o povo baiano e brasileiro neste momento de tristeza pela perda de uma das maiores cantoras de todos os tempos, Gal Costa. 
 
Nascida em Salvador em 1945, de família do Recôncavo, Maria da Graça Costa Pena Burgos cresceu nos efervescentes anos da vanguarda cultural soteropolitana dos anos 1950 e 60, fortemente influenciada pela criação da Universidade Federal da Bahia, em 1946. Foi aquele ambiente, onde se formaram grandes nomes do cinema, do teatro, da dança, da literatura e da música contemporânea, que aproximou a garota Gal Costa dos jovens Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, que juntos revolucionariam a música popular brasileira a partir da Tropicália.
 
Gal, voz de cristal que conseguia aliar os agudos de Janis Joplin à precisa afinação de João Gilberto, tornou-se uma das maiores cantoras do Brasil nos últimos 50 anos. A Bahia foi mais bonita quando cantada em sua voz, seja nas composições de Caymmi, Caetano, Gil e Ari Barroso, ou no hino do seu time do coração, o Esporte Clube Bahia. 
 
A UFBA se despede de Gal Costa abraçando seu filho Gabriel, seus familiares, amigos e admiradores em todo o mundo.