Nesta quinta-feira (30 de agosto) comemora-se o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma doença neurológica crônica que atinge normalmente mulheres em idade fértil de 20 a 40 anos, e homens em menor proporção. Trata-se de uma doença auto-imune em que o próprio organismo agride o revestimento dos neurônios como se fosse um corpo estranho, danificando o funcionamento correto na transmissão dos impulsos nervosos. Entre os sintomas estão: perda de visão, incoordenação, visão dupla, dormência, fraqueza, falta de equilíbrio, fadiga, dentre outros.
Com o slogan "O diagnóstico precoce pode mudar sua vida", a Associação de Neurociências do Norte e Nordeste do Brasil (ANNB) e o Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT Citecs, - ISC/UFBA) realizarão na data diversas ações com o objetivo de chamar a atenção de todos os profissionais de saúde e da população em geral para a necessidade do diagnóstico precoce dessa enfermidade.
De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, mais de dois milhões e meio de pessoas são acometidas pela doença no mundo inteiro. A doença, apesar de ser mais frequente em países europeus, acomete cinco de cada 100.000 pessoas na Bahia. “No Centro de Referência para Esclerose Múltipla do Hospital das Clínicas em Salvador, por exemplo, há mais de 800 pacientes sendo acompanhados por especialistas”, ressalta o presidente da ANNB, Dr. Ailton Melo, também pesquisador do Citecs. Segundo ele, quando diagnosticado precocemente é possível iniciar o tratamento com drogas específicas e retardar a progressão da enfermidade.
Na manhã desta quarta-feira (29) um “Café com pacientes” movimentou os Ambulatórios de Neurociências do Hospital das Clínicas. Já na sexta-feira (31), o Dr. Ailton Melo apresentará uma aula no Hospital São Rafael sobre o diagnóstico da Esclerose Múltipla, contando com a coordenação do Dr. Aroldo Bacellar, da Sociedade de Neurologia da Bahia. Em João Pessoa/PB, serão inaugurados centros especializados de atendimento e haverá reuniões e de médicos e pacientes em Recife e Fortaleza.
As ações em torno do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla envolvem ainda reuniões com pacientes, discussões entre profissionais de saúde e distribuição de materiais informativos nas cidades do Norte e Nordeste do Brasil. As Associações de Pacientes estarão envolvidas nas atividades programadas.