Interessados em participar do Brechó EcoSolidário que acontecerá nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, podem realizar doações ou trocas de bens diversos, em dois postos de troca que estão instalados na Escola Politécnica, no campus da Federação e na Escola de Administração, no campus do Canela. O evento será no Parque Solar Boa Vista, das 9h às 17h e promoverá atividades em torno de temas que envolvem sustentabilidade, economia solidária, consumo consciente e meio ambiente.
Realizado anualmente desde 2006 em Salvador, o Brechó EcoSolidário é um grande mercado de trocas de bens usados, através da sua moeda social, o “grão”, e desempenha um importante papel de sensibilização dos soteropolitanos sobre os efeitos do consumo. Nesta 10ª edição, o evento continua a ser construído de maneira autogestionária, com voluntários de diversas instituições, principalmente professores e estudantes de universidades, como a UFBA, Unifacs e UNEB e coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.
Durante os dois dias, os visitantes poderão comprar objetos de acordo com a necessidade através da moeda própria, trocada antecipadamente nos postos. Além disso, a feira de economia solidária terá rodas de diálogo, aulas de ioga, reiki, tai chi, oficinas de automassagem, além de apresentações de música e dança, exposições de arte reciclada e muitas atividades de educação ambiental. O objetivo é fazer com que as pessoas possam compreender sobre esta alternativa econômica organizada sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, redes de cooperação que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Mais informações podem ser encontradas na página do facebook: https://www.facebook.com/brechoecosolidario.
Postos de trocas na UFBA:
1- LABEC - Escola Politécnica (2º andar), campus da Federação
Responsável: professor Emerson Sales
Horário de funcionamento: segunda à quinta, das 9h às 16h
2- Escola de Administração (sala 22, 3º andar), campus do Canela
Responsável: Laís Francine
Horário de funcionamento: segunda à quinta, 14h às 17h.