Você conhece o Canal de Segurança da UFBA (https://seguranca.ufba.br/)? Ele foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com apoio da LLAB Solutions, uma startup de análise de dados formada por três estudantes da Escola Politécnica e um da Faculdade de Administração da UFBA, para centralizar todas as informações relativas a segurança nos campi da universidade, informar as ações adotadas nessa área, divulgar estudos e estatísticas sobre segurança e, principalmente, receber e processar sugestões e ocorrências de toda a comunidade UFBA.
Ou seja, parte de um conjunto de ações propostas pela reitoria, o propósito do portal de segurança é garantir um ambiente de tranquilidade e bem-estar nos campi da instituição. E é parte chave dessas ações a concepção do Grupo de Trabalho de Segurança Institucional, formado justamente para pensar e propor caminhos de um novo modelo de segurança na Universidade, afinado com a ideia geral de que a universidade não pode abrir mão de sua autonomia nem ferir seu caráter de instituição plural, democrática, inclusiva e, ao mesmo tempo, de excelência em ensino, pesquisa e extensão. O grupo é integrado por diretores de unidades, membros da gestão e representantes das entidades representativas de docentes, técnicos e estudantes, sob a coordenação da professora Lorene Pinto, pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep).
O canal, desenvolvido com uma interface moderna e intuitiva, pode ser acessado de qualquer computador e dispositivos móveis e já na home do site estão disponíveis as principais notícias e informações sobre a segurança na UFBA. Logo abaixo, é possível um acesso rápido a três das principais ações de segurança da instituição:
1. Ocorrências – caso você seja vítima ou observe alguma atitude suspeita, basta clicar em ‘Notifique Aqui’ e preencher as informações solicitadas para registrar a ocorrência;
2. Cadastramento de veículos – espaço reservado para cadastramento, e renovação de cadastro, dos veículos que acessam a UFBA com regularidade;
3. Sugestões e Melhorias – espaço reservado para receber os apontamentos de quem transita com regularidade pelos campi e observou algum ponto de vulnerabilidade que deva ser corrigido.
Também estão disponíveis telefones e e-mails do Canal de Segurança e da Ouvidoria da UFBA. Segundo a assessora de TI da universidade, professora Fabíola Greve, que colaborou no desenvolvimento do canal, o registro mais eficiente das ocorrências vai contribuir para a UFBA elaborar estatísticas consistentes que “permitirão o desenvolvimento de planos de segurança mais eficazes”.
Em sua visão, é importante o acesso constante ao canal, já que ali estarão disponíveis notícias, dicas, estudos, estatísticas, e novas ações referentes a segurança adotadas pela UFBA. “Por se tratar de uma ferramenta moderna, interativa e alinhada com a política de segurança implementada pela instituição, é fundamental a colaboração de todos da comunidade, auxiliando e reportando toda e qualquer atitude suspeita e/ou possível falha na segurança dos campi, o que permitirá uma aplicação das ações de segurança com maior eficiência”.