.
O Núcleo Interdisciplinar UFBA de Agroecologia em Rede (Agrorede) realiza, de 03 a 07 de junho, a III Semana do Meio Ambiente da UFBA. A Semana envolve diretamente as unidades de Direito, Educação, Biologia, Geociências, Nutrição, além de outros espaços da instituição, como o PAF 3, o Auditório da Faculdade de Arquitetura, a Praça das Artes e a Biblioteca Central, em Ondina.
Nesta edição, haverá palestras e oficinas em Escolas Públicas do Estado, mediadas por professores, estudantes e funcionários da universidade. Coordenado por Altino Bomfim, professor do Departamento de Sociologia da UFBA e coordenador do Agrorede e pela coordenadora de meio ambiente da UFBA, Márcia Pinheiro, os encontros deste ano se destacam pela sua descentralização.
As atividades do evento colocam em perspectiva questões relacionadas ao meio ambiente. O propósito da III Semana do Meio Ambiente da UFBA é “socializar o ensino e o conhecimento da universidade, em um diálogo com a sociedade, discutindo alternativas socioeconômicas, políticas e culturais para questões ambientais. Costuma-se realizar oficinas de reciclagem e plantio de árvores, mas buscamos discutir uma relação mais profunda entre ser humano e meio ambiente”, informa Altino Bomfim. Além das palestras, o público poderá conferir as feiras de produtos orgânicos e de livros, exposições, performances, mostras de som e exibição de filmes.
Os conhecidos problemas ambientais globais, urbanos, industriais e rurais tornam as discussões e as ações da Semana imprescindíveis, sobretudo durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, que inicia em 1º de junho. O evento ocorrerá também durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05. O aquecimento global, o derretimento das geleiras, a contaminação alimentar e as tempestades são exemplos desse agravamento da problemática ambiental. No Brasil, destacam-se a seca no Nordeste e as inundações e desmoronamentos no centro-sul.
Em meio a essas discussões, em 2009, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA criou a Coordenação de Meio Ambiente, atualmente sob responsabilidade da estudante Fernanda Leite. A representação estudantil apóia o evento desde a sua primeira edição, contribuindo na organização e na proposição de atividades. “A Semana do Meio Ambiente é um espaço interdisciplinar que congrega discussões amplas, possibilitando uma reunião de estudantes de diversos cursos”, esclarece Fernanda, discente do curso de História da UFBA. Nesta edição, também estarão presentes representantes de comunidades quilombolas e integrantes do MST.
As inscrições podem ser feitas no blog do evento. Dúvidas e mais informações pelo e-mail agroredeufba@gmail.com.