A Universidade Federal da Bahia (UFBA) está entre as melhores universidades do mundo. De acordo com o Ranking Web of Universities ou Webometrics (ranking que reúne as melhores universidades do mundo, divulgado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica), a UFBA detém a 11ª posição entre as 12 melhores instituições de ensino superior do país, sendo que entre elas, a universidade baiana é a mais bem avaliada do Norte Nordeste. Além disso, neste mesmo ranking, a UFBA também figura entre as 500 melhores do mundo, na 444ª posição.
Em relação à classificação das melhores brasileiras, os dados do Webometrics que foram divulgados recentemente, mostram a seguinte colocação nacional: 1º lugar: Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o 19º lugar geral. / 2º lugar: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (129º) / 3º lugar: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (177º) / 4º lugar: Universidade de Brasília - UnB (181º) / 5º lugar: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (205º) / 6º lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (241º) / 7º lugar: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (254º) / 8º lugar: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (294º) / 9º lugar: Universidade Federal Fluminense – UFF (312º) / 10º lugar: Universidade Federal do Paraná – UFPR (364º) / 11º lugar: Universidade Federal da Bahia – UFBA (444º) e 12º lugar: Universidade Federal do Ceará – UFCE (482º).
O levantamento avalia as universidades quanto à qualidade do conteúdo publicado, levando em consideração as citações externas ao domínio da página universitária em que a publicação aparece. Além disso, os centros de ensino são avaliados quanto ao número total de páginas hospedadas no domínio da universidade; abertura de arquivos anexados (.pdf, .doc, .docx, .ppt) e excelência - trabalhos acadêmicos presentes em grandes publicações internacionais. A pesquisa é divulgada semestralmente desde 2004. O objetivo, de acordo com o site da divulgação, é motivar as universidades a aumentarem a presença na internet.
*Com Informações da Agência Brasil