Ações voltadas para sustentabilidade e proteção do meio ambiente estão sendo realizadas na UFBA, pela Coordenação de Meio Ambiente da SUMAI. Uma delas é o projeto de Coleta de Resíduos Químicos em unidades da universidade, que teve início em novembro de 2014 e retomou a sua segunda etapa nos dias 25 e 26/08. A ação é uma parceria com a empresa AMBSERV Tratamento de Resíduos Químicos, e visa coletar e destinar corretamente os resíduos dessa natureza que são dispensados nas unidades acadêmicas.
Nessa etapa da Coleta foi recolhido um total de 11.384,00 quilos de resíduos químicos, sendo eles sólidos e líquidos. Especificando a quantidade recolhida de cada tipo do material químico, precisamente, foi um total de 4.560,00 quilos de materiais sólidos, e 6.824,00 líquidos e nove unidades atendidas, sendo elas o ICS, IGEO, Politécnica, SMURB, IBIO, CIENAM, o PAF e as Faculdades de Física e Farmácia.
Coleta de lâmpadas
Outro projeto desenvolvido é a Coleta de Lâmpadas, realizada em parceria com a Cicloteo Reciclagem Ltda., sendo que no período de um ano estima-se que 13.000 lâmpadas foram recolhidas na UFBA, todas devidamente armazenadas para o descarte final. O ciclo desses materiais envolve a coleta e separação das lâmpadas queimadas pelas Unidades em bombonas de 200 litros, disponibilizadas pela CMA. As lâmpadas fluorescentes queimadas contem vapor do metal mercúrio em sua composição e são classificadas como resíduos perigosos ao meio ambiente e à saúde pública, por isso devem ser encaminhadas para tratamento e destinação final adequada.
Vale ressaltar que há uma grande preocupação com a segurança dos colaboradores que sempre recebem orientações para embalar as lâmpadas inservíveis e levá-las para serem acondicionadas nos contêineres. Todos esses processos são realizados para evitar danos à natureza e casos de contaminações de profissionais, alunos e demais cidadãos que possam de alguma forma ter contato com os resíduos.