Nesta quarta-feira feira, dia 11 de julho, a professora Dora Leal Rosa, Reitora da Universidade Federal da Bahia, iniciou viagem para o Timor Leste, onde lecionará a dsiciplina Educação, Sociedade e Políticas Educacionais, no curso de Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação, que o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA está oferecendo a esse país.
Coordenado pelo professor José Albertino Carvalho Lordelo, o programa teve início em abril, com a viagem de duas professoras integrantes do Programa, mas essa cooperação vem sendo construída há alguns anos: inicialmente, a UFBA, por proposta da Capes, recebeu professores da Universidade Nacional Timor Lorosa em busca de qualificação pós-graduada, considerando que no seu corpo docente apenas 20% eram portadores do título de Mestre e 4% do título de Doutor.
Um dos estudantes que aqui obteve o título de Doutor em Educação defendendo tese sobre a auto avaliação institucional brasileira e suas implicações para a educação superior do Timor Leste foi o Prof. Francisco Miguel Martins, que hoje é o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL e deve-se a ele a iniciativa de propor a ampliação dessa cooperação agora traduzida em um convênio entre as Instituições.
Assim, a UFBA iniciou uma missão histórica do outro lado do mundo, a de cooperar com os timorenses, nossos irmãos caçulas, como eles se referem aos brasileiros, na formação de 28 mestres em educação e trabalhando, em paralelo, para a implantação do seu próprio Mestrado em Educação. O Timor Leste é uma nação em processo de reconstrução, após a recuperação de sua autonomia em agosto de 1999, quando 78% da população timorense, em referendo organizado pela ONU, optou pela liberdade, por fazer do Timor Leste uma Nação soberana.