Os debates em torno do projeto de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), sediada em Itabuna, estão a todo vapor. De acordo com o professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, ex-reitor da UFBA e coordenador da comissão responsável pelo projeto, o IV Seminário de Itabuna foi “movimentado e proveitoso, pois nele, foi possível sintetizar o complexo projeto, transmitindo em linguagem direta e acessível aos representantes das várias comunidades presentes”.
Os debates que aconteceram ao longo da última semana e contaram com a participação de professores das escolas que se candidatam às Redes CUNI, foram espaços para esclarecimento de dúvidas e reiteração de pontos, antes identificados como lacunas e dúvidas, no decorrer das visitas realizadas a cerca de trinta municípios e distritos adjacentes.
A realização de uma Audiência Pública na noite da última sexta-feira, dia 14, foi o ponto alto do evento, pois houve manifestações políticas de autoridades representativas da região como os parlamentares Geraldo Simões e Afonso Florence, que é relator do projeto da UFBA na Comissão de Finanças, além de 11 prefeitos eleitos em municípios vizinhos. Segundo o professor Naomar, as “polêmicas menores foram resolvidas, atenuadas ou postergadas”. Outro momento importante foi a apresentação do documento Plano Orientador da UFSBA, editado pela EDUFBA com uma alta qualidade gráfica. “Houve uma verdadeira corrida em torno do material, não sobrou um único exemplar” declarou o professor Naomar, comemorando o sucesso relacionado ao apoio e união de forças em prol do projeto da implantação da UFSBA.
A UFSBA será uma universidade em regime letivo quadrimestral e voltada para a formação em dois ciclos, sendo o primeiro em modelo interdisciplinar, que permite ao estudante definir sua profissão ao longo do percurso acadêmico, e não no início. Assim o primeiro ciclo adotará os Bacharelados Interdisciplinares, Licenciaturas Interdisciplinares e Cursos Superiores de Tecnologia. Uma das propostas inovadoras da UFSBA é o ingresso na instituição através de uma Rede de Colégios Universitários – Rede CUNI – destinada aos egressos do ensino médio da rede pública da região. Neste modelo, os estudantes poderão cursar os primeiros semestres sem deixar a sua cidade.