A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do jornalista, escritor e professor do Instituto de Letras João Carlos Teixeira Gomes.
Graduado em direito pela UFBA, João Carlos Oliveira Teixeira Gomes Fonseca foi professor de literatura brasileira do Instituto de Letras, onde chefiou o Departamento de Letras Vernáculas. Lecionou também na Escola de Biblioteconomia e Documentação da UFBA e, posteriormente, na Faculdade de Comunicação, em disciplinas de literatura e jornalismo. Foi também diretor do Centro de Estudos Baianos da Universidade.
Joca, como era conhecido, foi um dos mais importantes profissionais do jornalismo da Bahia. Membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a cadeira de número 15, fez parte do grupo conhecido como "Geração Mapa", ao lado do cineasta Glauber Rocha, do pintor Calasans Neto, do poeta e professor da UFBA Fernando da Rocha Peres e do também professor e jornalista Florisvaldo Matos, entre outros. Em nota, a direção da Faculdade de Comunicação afirmou que "sua atuação como jornalista, símbolo e exemplo para todas as gerações, está marcada pela altivez com que dirigiu o extinto Jornal da Bahia, durante a Ditadura Militar, além das diversas funções que ocupou em outras publicações, órgãos públicos e na UFBA".
João Carlos Teixeira Gomes faleceu aos 84 anos, na quinta-feira, 18 de junho, e a cerimônia de cremação foi realizada nesta sexta-feira. Enlutada, a UFBA solidariza-se aos familiares, amigos e colegas.