A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do professor titular do Instituto de Geociências (Igeo) Carlos Alberto Dias.
Pioneiro na implementação do campo da geofísica aplicada na UFBA, em 1968, após obter títulos de mestre e doutor na Universidade de Berkley (EUA), Carlos Alberto Dias foi um dos fundadores do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geofísica do Igeo/UFBA, de cujo posterior desmembramento – o Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia (CPGG) – foi diretor até 1986. Mesmo após transferir-se para a Universidade Federal do Pará (UFPA) e, posteriormente, para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), manteve intensa relação de cooperação com a UFBA, tendo contribuído para a formação de dezenas de mestres e doutores.
Paraense de Sinópolis, Carlos Alberto Dias prestou contribuição decisiva para a implantação, no país, da pós-graduação em engenharia e exploração de petróleo, tendo liderado, no Rio de Janeiro, o principal centro formador de mestres e doutores capacitados a atuar nas grandes empresas do ramo. Exerceu ainda cargos diretivos em importantes sociedades científicas, como a Sociedade Brasileira de Física, a Sociedade Brasileira de Geofísica e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e recebeu títulos de doutor honoris causa pela UFBA (1999) e pela UFPA (1986) e de professor emérito pela UENF (2016).
A UFBA solidariza-se aos familiares, amigos e colegas do professor Carlos Alberto Dias.