O Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Enecult realiza sua décima primeira edição entre os dias 11 e 14 de agosto de 2015, em Salvador. Evidenciando uma importante trajetória de promoção do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura, o Encontro busca, em 2015, reinventar os formatos estabelecidos, a fim de ampliar ainda mais os espaços de troca, debate e construção do conhecimento transversal e multidisciplinar entre os estudiosos da área cultural.
Nesta 11ª edição, o Enecult apresenta quatro novos formatos de interação entre os participantes: minicursos, simpósios, relatos de experiência e encontros de redes. Todos estes novos espaços na programação do Encontro são complementares e não sobrepõem as temáticas a serem discutidas. Os minicursos têm duração de quatro horas e são de caráter formativo. Os simpósios reúnem especialistas, que terão duas manhãs para aprofundar e qualificar a discussão do tema proposto. Os relatos de experiência trazem para o Enecult, um evento acadêmico, vivências de agentes culturais expressivos na realidade brasileira. O espaço para o encontro de redes de cultura é mais uma forma de fomentar o estabelecimento de vínculos entre os participantes. Os tradicionais Grupos de Trabalho, onde são apresentados artigos que serão publicados nos anais do evento, estão mantidos no XI Enecult.
Passando por um processo constante de crescimento e aperfeiçoamento, o Enecult configura-se, atualmente, como o maior evento internacional de estudos em cultura realizado no Brasil. De 2005 a 2014, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados em diferentes eixos temáticos por pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais interessados em cultura; 108 palestrantes nacionais e 44 internacionais estiveram presentes nas mesas-redondas; e mais de 100 livros foram lançados no Encontro. Já passaram pelo Enecult autores e pesquisadores de referência mundial como: Mia Couto (Moçambique), Antonio Lafuente (Espanha), Armand Mattelart (França), Armando Silva (Colômbia), Daniel Gonzalez (Argentina), Daniel Mato (Venezuela), Durval Muniz de Alburquerque Jr. (Brasil), Eduardo Nivón Bolán (México), George Yúdice (EUA), Gonzalo Carámbula (Uruguai), Manuel Garretón (Chile), José Miguel Wisnik (Brasil), Massimo Canevaci (Itália) Muniz Sodré (Brasil), Natália Ramos (Portugal), Octávio Getino (Argentina), Renato Ortiz (Brasil), Rocío Ortega (Paraguai), Rubens Bayardo (Argentina), Sérgio Amadeu (Brasil), Xan Bouzada Fernández (Espanha), Silvia Vetrale (Uruguai) e Victor Vich (Peru).
O XI Enecult é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação. O evento conta com o patrocínio da Fapesb, Capes, Ministério da Educação e Ministério da Cultura, e com a parceria do Itaú Cultural, Observatório Itaú Cultural, Mercado Criativo – A Feira e Agência Agosto.